Significado de Zoroastrismo


O que é Zoroastrismo



Zoroastrismo é um termo usado para classificar uma antiga religião persa. Essa religião prega uma ideia essencial ou principal de um dualidade permanente entre duas forças.

Pode-se afirmar que nesta religião antiga, o dualismo entre essas duas forças é uma representação da luta que acontece entre o bem e o mal.

Zoroastrismo é também conhecido como Masdeismo, uma religião que teria sido instituída pelo conhecido Profeta Zaratustra.

Zaratustra também foi conhecido pela nomenclatura de Zoroastro.

A fundação do zoroastrismo se deu no século XII a.C, no momento em que Zaratustra teria presenciado uma figura de um ser de luz.

Essa figura de luz se apresentou para Zaratustra como sendo Ahura Mazda, que as pessoas podem entender como o equivalente a Deus, da religião Cristã.

O que o Zoroastro fez então foi executar uma função de ser um reformador para os padrões religiosos normalmente usados naquela época, na qual em sua maioria pegava o politeísmo.

Sendo assim, é comum afirmar que o zoroastrismo é por essência uma religião monoteísta, pois tem como divindade exclusiva Ahura mazda, mantendo ainda o dualismo entre o bem e o mal.

Mas temos que observar que Ahura Mazda era tido como um ser divino, um Deus, uma divindade, ao passo que Aritmã ou Ahriman, que era a representação de todo o mal existente, não tinha um poder divino, não era considerado uma divindade.

Na verdade, Aritmã era visto apenas como uma energia negativa que com seus poderes causava todos os desastres que atingiam a humanidade, como mortes, fome e todas as outras doenças, incluindo os desastres naturais no meio ambiente.

Como ele era considerado uma energia negativa, tudo mais que estivesse ligado ao pessimismo, a resultados ruins, também é considerado como uma realização de Aritmã.

Existe também no zoroastrismo um livro sagrado, como uma Bíblia, podemos assim dizer, chamado de Avesta. A comparação com a Bíblia Cristã é comum, já que o livro sagrado do zoroastrismo foi escrito por diferentes pessoas que viveram em períodos diferente de tempo.

Devemos salientar, no entanto, que existem diferenças entre o Avesta e a Bíblia Cristã, pois o Avesta é feito em sua maioria, de orações e pouquíssimas histórias narradas.

Para confirmar isso, podemos citar o exemplo do livro de Gathas, que é tido como um dos mais significativos dentro do Avesta. No livro de Gathas estão presente 17 cânticos sagrados, que foram feitos pelo zoroastro em pessoa.

Outra diferença importante que faz a distinção entre o livro sagrado do zoroastrismo e a Bíblia Cristã, é que no Avesta e em toda religião do zoroastrismo, existem os Amesha Spentas, que significa: “Imortais Sagrados”.

Esses Imortais sagrados aparecem como um tipo de manifestação espiritual do Ahura Mazda, são personificações de formas ou elementos abstratos, são eles:

  • Asha Vahishta: Representa a personificação do Fogo.
  • Vohu Manah: Representa a personificação dos animais.
  • Hauravatat: apresenta personificação da água.
  • Khashathra Vairya: apresenta pessoa ficar são os metais e do céu.
  • Spenta Ameraiti: representa a personificação da terra.
  • Ameretat: representa a personificação das plantas.

A queda do zoroastrismo se deu devido à queda do império Sassânida. A religião que substituiu o zoroastrismo onde atualmente é o Oriente Médio foi o Islamismo.

Hoje em dia ainda existem pessoas que se consideram e que são seguidores do zoroastrismo, que em sua maioria são indianas, mas ela está longe de ser a religião principal e a maior religião do local.

Zoroastrismo e cristianismo

Sobre as semelhanças entre essas duas religiões, podemos ainda citar outros grandes pontos que tornam o zoroastrismo como um grande influenciador das religiões posteriores, como o Islamismo, Cristianismo, Judaísmo e etc. Seus pontos em comum são:

  • A ressurreição dos mortos;
  • O juízo final;
  • A vinda do Messias Salvador.
O significado de Zoroastrismo está na categoria Significados

O que você achou deste artigo ?

Zoroastrismo |