De acordo com o dicionário, xará pode assumir três significados.
O primeiro significado de xará designa as pessoas que têm o mesmo nome de batismo, o mesmo nome próprio. Dentro deste significado, xará admite os seguintes sinônimos:
-homônimo;
-xarapa;
-xarapim;
-tocaio.
Este último é usado mais na região sul do país.
Xará é um substantivo comum de dois gêneros, ou seja, não sofre flexão de gênero, sendo o mesmo para designar um homem (o xará) ou uma mulher (a xará).
Outro dos significados de xará é uma espécie de cavalo que tem o pelo crespo. Este significado é regional, sendo utilizado no Rio Grande do Sul. Sob este significado, xará é um adjetivo.
O terceiro significado de xará que consta no dicionário faz referência a uma das danças típicas da tradição gaúcha ou fandango gaúcho. Para este significado, xará é classificado como um substantivo masculino.
Na linguagem popular, de maneira informal, o significado de xará pode ser também:
-companheiro;
-amigo;
-camarada.
A palavra xará é derivada da palavra xeréra, que significa meu nome em tupi.
Assim como ocorre com diversas palavras da língua portuguesa, a grafia de xará gera dúvidas. Algumas pessoas até afirmam que as duas formas podem ser utilizadas, porém, a forma chará está errada. Dentre xará e chará, somente a forma com “x” está correta. Isso se dá justamente porque a palavra xará é derivada do termo tupi xeréra, grafado com “x”.
Xará é também o nome artístico do rapper brasileiro Igor de Mello Alves. Ele ganhou esse apelido porque tinha o costume de chamar todos de xará. Como ele era mais conhecido como xará, acabou por adotar este nome artístico.
Em inglês, não existe nenhuma palavra que carregue o sentido de xará. O mais próximo disto seria o termo namesake, usado para se referir a alguém que tem o mesmo nome de algum de seus ascendentes.
O significado de Xará está na categoria Significados