Filosofia é uma palavra de origem grega, cujo significado literal é amor à sabedoria. A filosofia estuda problemas essenciais da humanidade, em busca de uma compreensão da realidade e de como o homem se relaciona com o mundo. Os problemas estudados pela filosofia são, basicamente, a existência, o conhecimento, a verdade, os valores morais, a estética, a mente e a linguagem.
Filosofar constitui-se na atitude de refletir, criticar e especular sobre as condições do ser humano e dos outros seres vivos, tendo em mente, principalmente, seus papéis no universo. Desta maneira, a filosofia envolve todas as concepções de ciência, conhecimento e saber racional. É importante ter em mente que a filosofia se preocupa com questões referentes ao ser humano, mas de uma maneira diferente da religião, que se baseia na fé. Na filosofia, a razão é a palavra-chave.
O filósofo chega, então, às suas conclusões a partir de uma pesquisa interna, voltada para si. Ele se move por um sentimento de curiosidade e tem como suporte os fundamentos da realidade. Esta atitude de olhar para si com a intenção de compreender o papel do ser humano no universo fez da filosofia se tornasse uma disciplina, estudada há muitos e muitos séculos. De uma perspectiva social, a filosofia não é uma forma de conhecimento em si, mas um comportamento, uma atitude natural das pessoas quanto a si próprias e ao mundo.
Origem do Termo Filosofia
O termo filosofia é uma junção das duas palavras gregas philo e sophia. A primeira significa amizade, fraternidade e respeito entre iguais, enquanto a segunda significa sabedoria. Assim, chegamos à definição “amor à sabedoria”, sendo o filósofo aquele que tem desejo pelo saber. Neste sentido, a filosofia é o estado de espírito daquele que procura e respeita o conhecimento.
A origem da Filosofia remete à Grécia Antiga, sendo os primeiros registros datados do século VI a.C., aproximadamente. Na época, a Grécia era um importante centro cultural e político, sendo a diversidade – proporcionada pelas várias influências recebidas pelo povo grego – responsável por desencadear o pensamento crítico por parte daqueles que passaram a refletir sobre o universo e buscar respostas fora das premissas da mitologia grega.
Dizem os principais autores da área que Tales de Mileto foi o primeiro filósofo da História, embora Pitágoras tenha sido o primeiro a se definir como amante da sabedoria, ou filósofo. Vale destacar, também, que antes mesmo do surgimento da palavra filosofia, Heródoto já fazia uso do verbo “filosofar” e Heráclito já usava o substantivo “filósofo”.
Ramificações
Como uma disciplina de estudo e, consequentemente, “mãe da Ciência”, a filosofia ramifica-se em várias direções, indo desde a metafísica até a epistemologia – estudo do conhecimento – e a ética. Por ser um estudo tão amplo e dividido em tantas vertentes, a filosofia tem vários nomes marcados em sua história, sendo que muitos filósofos – tais quais Platão, Aristóteles, Freud, Descartes, Kant, entre outros – têm suas ideias debatidas até os dias de hoje.
O pensamento de Platão, por exemplo, defende que o objetivo do filósofo é chegar ao verdadeiro conhecimento – ao qual deu o nome episteme. Para ele, a episteme é o oposto da doxa, que é o conhecimento baseado exclusivamente na aparência. Aristóteles, por outro lado, divide o conhecimento em três categorias – teórico (matemática, metafísica, psicologia etc.), prático (política, ética etc.) e poético (poética, economia etc.).
De maneira didática, podemos dividir a Filosofia em cinco grandes grupos:
O significado de Filosofia está na categoria Significados