Axioma é um termo que pode assumir alguns significados diferentes, sendo o mais usual designar uma premissa considerada verdadeira ou verdades inquestionáveis e válidas universalmente, a partir das quais se parte para a elaboração de uma teoria ou tese.
Axioma é uma premissa, um princípio, que fundamenta uma demonstração ou uma teoria; não podendo, no entanto, o próprio axioma ser demonstrado. É uma verdade tida como óbvia, que não necessita de demonstração, servindo de base para deduções.
Trata-se de um conceito filosófico e lógico de grande utilidade para todos os ramos das ciências, constituindo uma hipótese inicial. Segundo a teoria racionalista, os axiomas surgem de princípios inatos da consciência. Contudo, de acordo com a teoria empirista, os axiomas surgiriam de generalizações da observação empírica.
Em outro contexto é possível também o uso de um dos outros significados do termo axioma: quando o assunto tratar das ciências teóricas ou experimentais o termo axioma pode ser utilizado como sinônimo de postulado ou de princípio.
A partir do axioma, parte-se para a demonstração empírica da teoria. O axioma e o postulado são termos com significados semelhantes e são utilizados frequentemente como sinônimos.
Um conjunto de axiomas que formam a base para uma teoria é chamado de sistema axiomático. Nas ciências exatas os chamados sistemas axiomáticos são bastante utilizados, embora existam sistemas axiomáticos em diversas áreas do conhecimento.
Não é apenas na área das ciências exatas que os axiomas são fundamentais. Nas ciências humanas também há a utilização dos axiomas, especialmente na área da comunicação. São os chamados axiomas da comunicação, cujos significados remetem aos efeitos comportamentais da comunicação humana.
Além dos axiomas da comunicação, também há o axioma jurídico conhecido como brocardo. Outros significados possíveis para axioma: provérbio, proposição, fórmula que se presume correta mesmo que não demonstrada.
O significado de Axioma está na categoria Significados