Zoneamento é um substantivo masculino que trata sobre os elementos contidos na divisão de áreas, regiões ou países.
Podemos afirmar que o zoneamento é um conceito bastante usado na área de atuação do urbanismo, que por sua vez implica na divisão de regiões.
O significado de zoneamento então, é o conceito que irá tratar sobre as áreas que devem ser zoneadas, já que o urbanismo significa zonear, que é à divisão de áreas, como por exemplo, separar uma cidade em diversas zonas especificas ou regiões em áreas delimitadas, mas sempre se preocupando com as atividades que cada área dividida tem como característica.
Sendo assim, uma zona que é caracterizada como residencial terá como o objetivo principal a construção de edifícios que serão usadas para abrigar moradores. Já a zona comercial será caracterizada pela fácil localidade de lojas, assim como a zona industrial terá como maior característica à existência de diversas zonas para instalação de fábricas. Existe também o tipo de zona mista, que tem características diversas, ou seja, será possível encontrar mais de um objetivo para essa área, tanto instalação para lojas, industrias ou edifícios.
Já os tipos de zoneamentos usados para as divisões de áreas são diferentes e variados, alguns deles são: Zoneamento agrícola, zoneamento ambiental e existe também a PNGATI, que é a Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas.
Portanto, temos o zoneamento ambiental que tem como objetivo, gerir as formas de uso do solo e especificar quais às atividades que podem acontecer nele.
Um dos zoneamentos mais importantes é o zoneamento agrícola, pois ele é responsável por definir e dividir as zonas e os terrenos que apresentam o solo com melhores chances de cultivo para diversos recursos. Pensando no clima foi feito também o zoneamento agrícola para risco climático.
O zoneamento ambiental também trabalha as condições do solo, mas não só para plantações e produção de recursos, pois nele se faz o planejamento do solo de acordo com às condições e características especificas de cada solo da área. A ideia é fazer o equilíbrio entre os ecossistemas encontrados e manter a sustentabilidade dos recursos naturais.
Para isso, o zoneamento ambiental está inserido na Política Nacional de Meio Ambiente, que foi colocado em vigor pela lei n°6.938 de 1981, mas posteriormente, devido ao decreto federal de n° 4.297, do ano de 2002, o zoneamento ambiental mudou de nome para ZEE, que significa Zoneamento Ecológico-Econômico. Quem ficou encarregado do ZEE foram as três entidades governamentais, são elas: Os Municípios, A união e os Estados.
O significado de Zoneamento está na categoria Significados