Zona intertropical é uma expressão. A palavra zona vem do Latim zona, que significa “área, círculo da esfera”, do Grego zone, que quer dizer “cinto”. Já intertropical é uma junção do termo inter, também do Latim, que significa “entre” e tropical, que se deriva de trópico, do Latim tropicus, que é “relativo a uma volta”, do Grego tropikos, de trope.
O significado de Zona intertropical indica a área do planeta Terra que é caracterizada pela junção dos ventos provenientes dos hemisférios Norte e Sul, localizando-se próxima à linha imaginária do Equador.
A zona intertropical pode também ser lembrada como Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que no inglês é Intertropical Convergence Zone (ITCZ). Anteriormente – durante os anos de 1920 a 1940 –, a zona intertropical era chamada de Frente Intertropical (FIT).
Considerada como uma das mais prestigiosas áreas climáticas da Terra, a zona intertropical atua nos trópicos, constituindo-se como um importante sistema meteorológico entre os trópicos de Câncer e de Capricórnio.
Graças a essa zona intertropical, é possível estudar a dinâmica dos ventos para caracterizar e fazer previsões meteorológicas (condições de tempo e de clima) de curto e longo prazo em várias áreas da Região Tropical, mas também que podem abraçar o mundo todo.
A zona intertropical é a zona mais aquecida da Terra, o que a qualifica como a responsável pela criação de desertos e também de difíceis distâncias de navegação – a temperatura é considerada insuportável, o que piora ainda mais com a falta de vento no meio do oceano.
Excetuando-se a Europa e a Antártica, todos os outros continentes possuem terras nesta zona térmica (variando em menor ou maior escala, obviamente). O Brasil, por exemplo, tem partes das regiões Norte e Nordeste na zona intertropical.
O significado de Zona Intertropical está na categoria Significados