Zodíaco é um substantivo masculino com origem na expressão grega zodiakos kyklos, que literalmente significa “círculo de pequenos animais” – é formado por zoon, que quer dizer “animal” e kyklos, que é “círculo, roda”.
O significado de Zodíaco é, conforme a área da astronomia, uma área da abóbada celeste, onde se movem a Lua, o Sol e todos os outros grandes planetoides e planetas, cujo prolongamento é de 8,5° de uma a outra parte da eclíptica.
Ou seja, zodíaco é o conjunto de constelações ao longo da eclíptica – que é o caminho visível que é percorrido pelo Sol durante o ano.
Já para a astrologia, o zodíaco é a roda da vida onde estão dispostas as doze partes, conhecidas como os doze signos, que possuem os nomes das próprias constelações que fazem parte da linha do zodíaco: são doze partes, sendo que cada uma tem 30° de longitude. Estes signos representam a ordem natural de desdobramento de qualquer evento no Universo – desde seu início até sua extinção.
Os signos são: Áries, Aquário, Gêmeos, Leão, Câncer, Virgem, Libra, Sagitário, Escorpião, Capricórnio, Touro e Peixes.
A roda dos doze signos também pode representar a estrutura do processo de percepção que os homens têm de si próprios e dos seus lugares no mundo. O zodíaco, dessa forma, representa a estrutura de percepção do cosmo e do microcosmo, que são, respectivamente, a ordem celeste e o homem e seu reino na Terra.
Para a astrologia, a personalidade de uma pessoa é definida pelo signo. O ano se divide em períodos de aproximadamente um mês, a partir de 20 ou 21 de março, que correspondem à presença do Sol nos distintos signos.
A palavra zodíaco ainda está relacionado ao “Assassino do Zodíaco”, serial killer norte-americano que abalou a Califórnia no final dos anos de 1960. O próprio assassino se apelidou de Zodíaco e até hoje é considerado um dos assassinos em série mais inteligentes, principalmente por nunca ter sido descoberta sua identidade. Zodíaco era cruel e sagaz, mandando cartas cheias de enigmas para jornais locais.
Para a astrologia chinesa, cada signo do zodíaco é representado por um animal – embora não se saiba ao certo as origens exatas destes doze animais. Para os chineses, estes animais simbolizam um reflexo do Universo e não somente a tendência geral do ano ou mesmo as possibilidades de felicidade ou tristeza que aguardam cada indivíduo.
Os doze animais são: Boi (Niú), Rato (Shú), Tigre (Hú), Dragão (Long), Coelho (Tú), Serpente (Shé), Cavalo (Ma), Carneiro (Yáng), Macaco (Hóu), Galo (Ji), Cão (Gou) e Porco (Zhu).
A diferença principal entre os signos ocidentais e os signos chineses está na separação das casas, ou seja, enquanto que os signos ocidentais têm sua divisão por meses do ano, os signos chineses são divididos por ano – cada ano tem um animal de representação.
O significado de Zodíaco está na categoria Significados