Zoação é uma palavra da língua portuguesa utilizada como uma gíria para expressar algum tipo de brincadeira que tem o intuito de tirar sarro de alguma pessoa ou mesmo perturbá-la, zombá-la de modo jocoso, sem intenções más, e com o único objetivo de irritar divertidamente.
A palavra zoação possui ligação com o termo zoar, que significa ter ou emitir um som forte e confuso, zumbir, zoeira e zuada, ou seja, por se tratar de um som irritante que geralmente caracteriza certas espécies de insetos, o termo zoação e suas variantes ganham o sentido de perturbação, bagunça e deboche.
Muitas pessoas confundem quanto à pronúncia e escrita correta. Todavia, a forma correta é zoar, que deve ser utilizada para se referir tanto à ação de produzir sons, caçoar de alguém (gíria) e o ato de fazer baderna.
Gramaticalmente, zoar possui uma origem onomatopaica, já que se baseia em sons da fala ao serem reproduzidos, assim como obedecer à convenção estabelecida que, juntamente com as suas formas cognatas, deve ser escrita com a vogal “o”.
A palavra zoação é frequentemente empregada para se zombar do desempenho ou mesmo do resultado obtido por algum time em determinada competição. Os casos mais frequentes envolvem disputas entre grandes rivais, goleadas ou mesmo quando um grande time perde para um adversário que ocupa as últimas posições do campeonato. O emprego de memes tem sido o exemplo mais comum.
Outra forma de brincadeira bastante comum diz respeito aos nomes de pessoas. Alguns podem ser naturalmente engraçados, outros ganham trocadilhos e há aqueles que ganham acréscimo de palavras para se tornarem motivo de piadas. Exemplo: “Sabe, quando eu tiver um filho dar-lhe-ei o nome de Verine, sabe por quê? Para que os meus netos me chamem de Vô Verine” (alusão ao personagem Wolverine).
O significado de Zoação está na categoria Significados