Zíper é um substantivo masculino. O termo vem do Inglês zipper, de zip, que significa “movimento rápido”, sendo este uma onomatopeia.
O significado de Zíper é indica um fecho utilizado em vários tipos de vestuário, sendo considerado o mesmo que fecho de correr (termo para Portugal), fecho-ecláir e também, muitas vezes, chamado de braguilha.
Visto comumente em casacos ou calças, o zíper é caracterizado por ser uma abertura que funciona para permitir que uma determinada parte de uma roupa específica consiga ser fechada ou aberta, com total praticidade e rapidez.
O zíper é um encaixe de dois cadarços dentes metálicos – este encaixe é perfeito, abrindo e fechando através do uso de uma lingueta.
Um esboço do atual zíper surgiu ainda no ano de 1893, através de W. Litcomb Judson, em Chicado. O primeiro sistema de fecho parecido com o atual zíper surgiu a partir de ganchos, que tinham seu encaixamento perfeito para abrir e fechar um compartimento em uma roupa. Somente em 1913, as ideias de Judson foram aprimoradas por um sueco que residia nos Estados Unidos, desenvolvendo um sistema de fecho parecido, porém utilizando dentes metálicos ao invés de ganchos pontiagudos.
Naquela época, esse sistema era usado para abrir e fechar pequenas bolsas. Em 1917, o zíper começou a ser incorporado pela marinha norte-americana em casacos, com o zíper sendo usado na frente. Nos anos 30, os estilistas iniciaram o uso do zíper em outras roupas, com a mesma finalidade que para as roupas dos marinheiros.
Assim, o zíper chegou a ser o item que é hoje, indispensável para o vestuário, mas também uma forma de aproveitar a criatividade, deixando o zíper somente como um detalhe visual, ou seja, um adorno.
A popularidade do zíper é tanta que dificilmente encontra-se calças jeans sem zíper, por exemplo.
O significado de Zíper está na categoria Significados