Zinco é um substantivo masculino. O termo vem do Germânico zink, que muito provavelmente vem de zinke, que significa “ponta, extremidade aguçada”.
O significado de Zinco é um elemento químico metálico.
O zinco faz parte da Classificação Periódica dos Elementos no grupo 12, período 4, com número atômico 30 (ou seja, 30 prótons e 30 elétrons) e 65,4 de massa atômica. Seu símbolo é Zn.
Quando em estado puro, o zinco encontra-se em estado sólido e apresenta uma cor diferenciada, branco-azulado.
O registro mais antigo do uso do zinco data-se do século XV, através do alquimista Paracelso. Contudo, esse elemento já era produzido no século XIII na Índia, em forma metálica. Já na Europa, o zinco foi utilizado pela primeira vez em 1746, por meio de Andreas Sigismund Marggraf, químico alemão.
O zinco é um elemento que tem como uso principal a galvanização do aço ou do ferro, pois é extremamente fundamental no momento em que entra em contato com a umidade, criando uma película que protege o metal de qualquer corrosão. O zinco ainda pode ser visto na cobertura de telhados e na produção de ligas (por exemplo, de latão e de bronze).
Este elemento pode ser encontrado na atmosfera, no solo, na água e também em todos os alimentos. Nesse último ponto, é fácil de afirmar que o zinco se torna um dos mais importantes minerais para o organismo humano, especialmente para manter seu bom funcionamento e nutrição.
O principal ponto de atuação do zinco é diretamente no sistema imunológico, ou seja, no sistema de proteção do corpo contra vírus, fungos e bactérias.
As pessoas que possuem carência de zinco podem sofrer mais facilmente com a ação de agentes infecciosos – por isso, muitas pessoas passam muito mais tempo doentes. Além disso, há maiores chances de desenvolvimento de alguns tipos de câncer – se há zinco em quantidade adequada no corpo, ele irá agir como antioxidante, livrando-se dos radicais livres que estão presentes no organismo.
Pessoas com baixo zinco também podem sofrer com perda de cabelo, unhas quebradiças, diarreia, perda de peso, cansaço, perda de apetite, entre outros problemas.
Já que o zinco não é produzido pelo organismo humano, é interessante apostar em alimentos como a carne vermelha, feijão, mariscos e aves, por exemplo.
O significado de Zinco está na categoria Significados