Zigoto é um substantivo masculino. O termo vem do Grego zygos, que significa “canga de bois”, que designa a ideia de “unido dois a dois”.
O significado de Zigoto é a célula diploide que é resultado da união dos núcleos de duas células, isto é, é a célula resultante da fecundação de um gameta masculino com um feminino – nesse caso, do espermatozoide e do óvulo, que forma o embrião.
O zigoto se classifica como o produto da reprodução sexuada. Sua principal característica é a capacidade de armazenar dados genéticos dos progenitores, dando a oportunidade de gerar todas as linhas celulares do organismo adulto.
No caso, o zigoto é formado pelo processo de fecundação, onde o gameta masculino funde-se ao gameta feminino na tuba uterina. Geneticamente falando, o zigoto é único, pois metade de seus cromossomos vem do lado materno e a outra metade do lado paterno, mas há uma nova combinação de cromossomos no zigoto, sendo diferente da contida nas células dos progenitores.
Além disso, o zigoto é uma célula que tem aptidão para diferenciar-se em qualquer tecido do corpo. Isso quer dizer que ele é capaz de gerar todos os tipos celulares do organismo.
Na reprodução sexuada das plantas, o zigoto pode se desenvolver por meio de três tipos de ciclos reprodutivos: os ciclos haplobionte, diplobionte e haplodiplobionte.
Vale mencionar que os gametas e os esporos são células reprodutivas.
Os sinônimos de Zigoto são:
Não foi encontrado qualquer antônimo para a palavra “zigoto”.
O significado de Zigoto está na categoria Significados