Zen é um termo usado como substantivo masculino, bem como adjetivo. O termo é de origem japonesa.
O significado de Zen é, como substantivo masculino, uma linhagem do Budismo. O zen teve seu surgimento na China, no século VI depois de Cristo e somente no século XII foi difundido para o Japão. Ainda atualmente, o Zen Budismo – como é denominado no Japão – é de muita importância para o país, especialmente em termos culturais.
A escola do Zen Budismo possui como características a procura por um estado de iluminação pessoal – chamada de satori – por meio de meditação contemplativa e profunda e autodisciplina. Alcançar a iluminação pessoal é romper o pensamento lógico e chegar a uma experiência direta da realidade.
Para ser mais específico, o zen tem como princípio trazer reflexão e conscientização sobre três fatos:
O zen, como prática religiosa, visa, portanto, fazer com que um indivíduo absorva os ensinamentos e tenha um caminho a ser seguido.
Como adjetivo, o termo zen designa, informalmente, uma pessoa que é calma ou serena, ou seja, que possui uma vida tranquila (assim como a mente). É claro que um indivíduo zen não é, necessariamente, um adepto do Budismo, mas sim alguém que procura evitar problemas e consegue enxergar soluções, discernir corretamente durante uma situação estressante e manter a serenidade ao mesmo tempo.
Esse modo de vida zen que algumas pessoas possuem é muito comparado com uma poça de água: a água, ao ser pisada, se torna turva e só pode-se enxergar imagens distorcidas. Contudo, ao aguardar a água se acalma e é possível enxergar de forma clara o reflexo do que estiver ao redor.
Existem quatro escolas de Zen no Japão: Rinzai, Soto, Obaku e Sanbo Kyōdan.
No Brasil, encontra-se uma Escola Soto em São Paulo, justamente no bairro da Liberdade – local com a maior colônia japonesa do país, bem como a maior população japonesa fora do território do Japão.
Por ser um ramo do Budismo, o Zen tem como base os ensinamentos de Buda. Porém, as culturas de outros países que receberam o Zen influenciaram a prática.
Há lendas que são passadas para as gerações chinesas e japonesas em relação ao Zen Budismo. Diz-se que essa prática surgiu no Sermão da Flor, em um discurso de Buda junto a seus discípulos. Buda estava com uma flor de lótus na mão e, extasiado, continuou olhando para a flor, enquanto seus discípulos o observaram inquietos, pois Buda não falava nada. Um de seus discípulos sorriu e entendeu a mensagem oculta que Buda estava passando.
Buda, ao sentir que Marakhasiapa (nome do discípulo) tinha entendido a mensagem disse: “O que eu tinha para dizer por meio das palavras já disse nesses 40 anos de pregação, mas aquilo que está além das palavras entrego a Marakhasiapa”. Buda entregou a flor ao seu discípulo.
Foi assim que nasceu o Zen: a verdade que é experimentada através do mais profundo silêncio, a verdade sentida.
O significado de Zen está na categoria Significados