Zelar é um verbo de língua portuguesa que surgiu a partir do verbo latino zelare. Derivado de zelar, há o substantivo zelo, também utilizado em português.
O significado de zelar tem a ver com cuidado e carinho.
Zelar é o mesmo que cuidar, que dedicar-se a algo ou alguém, é empenhar-se de maneira especial e cuidadosa na execução de determinada tarefa.
É possível zelar por alguém ou mesmo por alguma coisa. Zelar nada mais é do que tratar com zelo, com carinho, com cuidado, com amor, vigiar para que nada de mal aconteça.
O zelo é obrigação de todo cidadão quando trata-se de um patrimônio público. Zelar pelo patrimônio público inclui não sujar, não pichar, não depredar. Os professores, diretores e a escola como um todo devem zelar pelos alunos que lhes são confiados. Os pais devem zelar por seus filhos e os filhos devem zelar por seus pais idosos.
Zelar, muitas vezes, tem seu significado distorcido e é utilizado como um sinônimo para ter ciúmes, uma espécie de eufemismo. Para não dizer que a pessoa é ciumenta, diz-se que ela é zelosa com alguém.
O verbo zelar costuma ser bastante escolhido por imobiliárias e outras empresas de gestão de condomínio ou de limpeza para ser sua marca, pois o verbo remete a cuidados e dedicação, dando ao cliente a ideia de que a empresa possui um compromisso e cumprirá com o combinado, zelando por aquilo que lhe é confiado.
O cartunista, poeta e jornalista brasileiro Millôr Fernandes possui um livro que tem o verbo zelar em seu título: “Um Nome a Zelar”.
O significado de Zelar está na categoria Significados