Zé povinho é uma expressão popular brasileira.
O significado de Zé povinho é se refere a gente simples, ou seja, uma pessoa comum, um indivíduo do povo. A expressão zé povinho é considerada discriminatória, pois designa um indivíduo ralé, simples.
Zé povinho é uma expressão utilizada para indicar uma pessoa que se desqualifica socialmente. O zé povinho exprime alguém curioso, que adora fofoca. É alguém que gosta de cuidar da vida dos outros e está sempre atento a qualquer confusão.
Não somente isso, o zé povinho não pode ver ninguém bem que já arranja alguma crítica.
Pejorativamente, zé povinho é a camada mais humildade de uma sociedade.
Zé povinho teve sua origem em um personagem criado em 1875, a partir do caricaturista português Rafael Bordalo Pinheiro. Sua aparição se dava no periódico de humor político A Lanterna Mágica, em uma charge chamada Calendário Português, onde Zé povinho satirizava e criticava os principais problemas econômicos, sociais e políticos de Portugal.
O cartunista Rafael Bordalo também criou a imagem de cerâmica do personagem, que está exposta no Museu Rafael Bordalo Pinheiro, em Lisboa. Um aspecto relevante do Zé povinho é a boca aberta e sua tendência a não intervir, resignando-se diante da corrupção e injustiça. Isto é uma forma de refletir a própria atitude da sociedade português que se revolta com a classe política, mas faz pouco ou nada para mudar a situação.
Já a característica principal deste personagem é o gesto de “Toma!”, que representa sua insolência.
Semana do Zé povinho é o nome de um artigo publicado semanalmente, nas sextas-feiras pelo jornal chamado Gazeta das Caldas, da cidade de Caldas da Rainha em Portugal.
A publicação da Semana do Zé povinho iniciou-se em 1925 e abrange a categoria de atualidades, embora seja de cunho político.
O significado de Zé Povinho está na categoria Significados