Yin e Yang são os dois conceitos básicos da tradição filosófica chinesa denominada Taoísmo, que enfatiza a harmonia com o Tao, ou caminho.
Segundo a filosofia chinesa, o Yin Yang são energias opostas. Enquanto Yin é a escuridão, representada num círculo como lado negro, o Yang é a luz, a claridade, e é representada pela parte branca. Yin e Yang são forças fundamentais, opostas, e que se complementam para completar tudo o que existe no mundo.
O Yin é o princípio feminino, representando a água, a passividade, e o Yang é o princípio masculino, ou a absorção, a escuridão. Dentro da filosofia do Taoísmo, Yin e Yang são também a fonte, a dinâmica e a força motriz que move tudo que vemos no Universo.
Dentro dessa filosofia, os dois princípios precisam existir para que seja encontrado um equilíbrio, e o equilíbrio entre elas é que mantém o Universo como o vemos.
Na representação de forças opostas, o Yin e o Yang também podem representar o Sol e a Lua, o Homem e a Mulher, embora isso não seja uma definição mais acertada. O que a filosofia chinesa prega é que o Universo é composto de energias, sendo elas positivas e negativas. Isso é o que expressa o círculo que mostra o Yin e Yang, onde uma das forças alcança o seu ponto extremo e acaba se transformando em seu oposto.
Para os amantes de tatuagem e esoterismo, o símbolo Yin Yang representa a busca do equilíbrio.
Yin é o lado esquerdo da esfera que representa o equilíbrio do universo, é o princípio passivo e feminino, noturno, escuro e frio.
Yang é o lado direito do símbolo, sendo o princípio ativo e masculino, diurno, luminoso e quente.
O significado de Yin Yang está na categoria Significados