Yeshua é uma palavra de uma raiz hebraica formada por quatro letras e é considerada por muitos estudiosos como a versão original do nome de Jesus Cristo. Seu significado é salvar ou salvação. O termo é uma derivação de Yehoshua, ou Josué, e seria o nome completo de Cristo. O uso da palavra é tema de discussões recorrentes entre teólogos e outros estudiosos, principalmente porque na região habitada por Jesus e sua família o idioma falado era o aramaico.
Para uma parcela de religiosos, Yeshua seria a referência correta a Jesus, por ser o nome original. Por outro lado, há estudos voltados à etimologia da palavra que mostram sua evolução a partir da língua hebraica e revelam as alterações do nome próprio ao longo do tempo. Acontece que Yeshua é a abreviação de Yehoshua (Josué), cujo significado é “o Eterno salva”.
Há uma história bíblica na qual um personagem Josué aparece como o legatário de Moisés, assumindo a missão de levar o povo de Israel para Canaã. Na bíblia hebraica, por sua vez, essa mesma ortografia é encontrada como uma referência ao filho de Nun e ao sacerdote no tempo de Esdras.
Quanto às referências ao nome de Jesus, na Bíblia, ora aparece grafado como Yeshua, ora como Yehoshua. A associação com o Jesus pode ser feita a partir de uma comparação com as traduções do Antigo Testamento: para o grego, as palavras Yeshua e Yehoshua foram transliteradas como Iesous, que para o latim foi transliterada como Iesus, e para o português foi transliterada como Jesus.
Em relatos do Teledot Yeshu, o “anti-evangelho” medieval que parodia o evangelho cristão, há conflitos entre os indivíduos de nome Yeshu descritos nos Evangelhos e no Talmud, um dos livros sagrados dos judeus. Existe uma interpretação de que Yeshu seria uma abreviação de Yeshua, sendo que Jesus seria conhecido pelos judeus através da primeira nomenclatura. Além disso, a grafia Yeshua é encontrada na Antiga Bíblia Siríaca, datada do século III d.C., fato que conta a favor da originalidade do termo.
O significado de Yeshua está na categoria Significados