Xogum é a forma portuguesa do termo shogun - de origem japonesa.
O significado de Xogum é Comandante do Exército.
Xogum era um título utilizado no Japão durante os séculos XII e XIX. Era uma distinção militar concedida diretamente pelo Imperador aos chefes militares de forma honrosa – o título também era dado aos proprietários de terra.
Antigamente, a expressão era bem mais longa e formal: ‘Seii Taishogun’, que tinha como significado “Grande General Apaziguador dos Bárbaros”. Logo, ocorreu a abreviação conhecida até hoje – shogun.
Naquela época, o Imperador era quem governava o Japão (de maneira formal), contudo era o xogum que possuía o poder de administrar o país. Mas é claro que as responsabilidades e as ordens eram sempre em nome do Imperador.
Em alguns casos, a estrutura política do Japão causava muita confusão. Por isso, muitas relações com outras nações eram acordadas através do xogum, vendo-o como o verdadeiro monarca japonês, ignorando assim o Imperador.
Xogunato é o termo que designa o nome do sistema de governo do Xogum – que tinha responsabilidades de cunho administrativo civil, militar, judiciário ou diplomático. O Japão passou por três desses períodos:
Logo após o terceiro xogunato, o Imperador Meiji iniciou a Restauração Meiji, que tinha como objetivo resgatar o papel de governante das mãos do xogum e deixa-lo nas mãos dos soberanos japoneses.
“Xogum – A Gloriosa Saga do Japão” é o nome de uma obra escrita por James Clavell em 1975. O romance abrange o segundo xogunato: período em que o título de xogum era muito disputado.
O significado de Xogum está na categoria Significados