Xingu é um substantivo de língua portuguesa que foi importado diretamente da língua tupi-guarani. O significado de Xingu é: água boa e limpa.
É uma palavra de origem indígena que faz referência à água, ela começou a ser utilizada para se referir a diferentes coisas, como um rio e um Parque Indígena.
Vejamos mais abaixo outros detalhes acerca desses dois locais brasileiros que recebem o nome de Xingu.
O Rio Xingu tem sua nascente localizada no Centro-Oeste brasileiro, mais especificamente no estado do Mato grosso. Esse rio possui aproximadamente 1.979 km de extensão e cruza o estado do Pará desaguando, por fim, no Rio Amazonas.
A Bacia do Rio Xingu é a 54 maior do mundo, com uma superfície de 531.250 quilômetros quadrados e cruza dois diferentes biomas do Brasil: o cerrado e a Floresta Amazônica.
O Parque Indígena do Xingu localiza-se na cabeceira do Rio Xingu e é o primeiro parque indígena do Brasil. Ele foi criado em 1961 por Darcy Ribeiro após uma expedição realizada pelos irmãos Villas-Boas que começou nos anos 1940 quando o Brasil estava inserido no contexto político do Estado Novo, de Getúlio Vargas.
No momento de sua criação, o Parque Indígena do Xingu era o maior do mundo. Ele é fonte de alimentos e de água para uma população de aproximadamente 5.500 indígenas pertencentes a 14 diferentes etnias e a 4 famílias linguísticas: caribe, aruaque, macrotupi e macrojê. O parque sofre a constante ameaça da expansão da fronteira agrícola e o desmatamento.
O significado de Xingu está na categoria Significados