Xiita é um adjetivo e substantivo de dois gêneros. O termo vem do Árabe shi’a, que significa “partido, seita, grupo”.
O significado de Xiita é o indivíduo que segue o xiismo, uma das duas grandes vertentes do Islamismo – a outra vertente é o sunismo. Xiita significa os partidários de Ali.
Os xiitas seguem a crença que Ali é o sucessor legítimo da autoridade islâmica – este é o primo e genro do profeta Maomé. A separação entre xiitas e sunitas aconteceu por conta da disputa sobre quem deveria ser o líder da comunidade muçulmana após a morte do profeta Maomé.
Os xiitas só reconhecem os califas Ali e seus descendentes como líderes do Islamismo.
Embora tenham essas diferenças e divergências, os membros das duas vertentes compartilham várias práticas e crenças fundamentais para a religião Islã. Há também uma convivência pacífica entre ambas – apesar de que na história, muitas guerras foram travadas entre os dois grupos com o objetivo de obter hegemonia política.
Atualmente, o Irã é o país que mais conta com uma população xiita, sendo a elite governante. Porém, os xiitas estão presentes nos seguintes países: Iraque, Paquistão, Arábia Saudita, Líbano, Azerbaijão, Iêmen, entre outros. No Iraque, até alguns anos atrás, a população xiita era governada por uma elite sunita. Quem liderava este grupo era Saddam Hussein – a ditadura provocou muitos conflitos no país.
Vale frisar que xiita não é uma religião, é uma vertente do Islamismo, tornando-se uma seita que possui outra linha de pensamento. Os xiitas duodecimanos são as seitas mais numerosas – são chamados também popularmente de xiitas de Doze-Imãs: o nome se refere na crença de que existiram doze imãs, que são os doze sucessores espirituais e políticos do profeta Maomé.
Os xiitas acreditam que o décimo-segundo imã irá um dia aparecer, pois ele ainda está oculto, e governará o mundo.
Na religião islâmica, o xiismo é considerado como o grupo menos tradicionalista e mais progressista. Essa ideia difere totalmente da imagem que a mídia passa: eles não são extremistas e fanáticos, como são retratados.
Os sunitas, como comentado anteriormente, são o grupo com mais membros: quase 90% dos islâmicos do mundo são sunitas – o que dá em torno de 900 milhões de muçulmanos. Estima-se que 150 milhões de muçulmanos sejam xiitas.
Para os sunitas, Maomé não deixou qualquer herdeiro legítimo e que uma votação deveria ser feita entre o povo.
Na época da morte de Maomé, o grupo – que após se tornou os sunitas – optou em eleger Abu Bakr, sendo o primeiro califa, pois este era amigo de infância de Maomé e pai da mulher que foi a esposa do profeta.
O sunita procura seguir intimamente as práticas de Maomé e que estão abordadas pelo Alcorão. Seguindo as questões presentes no livro sagrado, os sunitas são flexíveis em relação as tradições, são abertos e também são flexíveis para diálogos com outras pessoas.
Apesar das divergências políticas, os árabes muçulmanos propagaram suas crenças para várias civilizações. Hoje em dia, a reputação dos árabes está sendo manchada por conta de atos terroristas que não refletem a opinião de toda a comunidade muçulmana.
O significado de Xiita está na categoria Significados