Xereta é um substantivo e adjetivo de dois gêneros, bem como flexão do verbo xeretar (2ª pessoa do singular do Imperativo Afirmativo e 3ª pessoa do singular do Presente do Indicativo). O termo vem de “cheirar”, que por sua vez, tem origem no Latim fragrare, que quer dizer “ter cheiro forte”.
O significado de Xereta é um indivíduo bisbilhoteiro, ou seja, é uma pessoa mexeriqueira, intrometida.
Por exemplo:
“Que menina mais xereta! Tenho que ficar de olho sempre que ela vem até minha casa, se não ela fuça por todos os lugares.”
“Graças ao rapaz, por ser tão xereta, ele soube do divórcio dos vizinhos.”
“Muitos fotógrafos estão xeretando a vida da família do rapaz que desapareceu.”
Xereta é também sinônimo de termos como:
É possível entender que uma pessoa xereta é aquela que sabe tudo sobre as novidades alheias, podendo disponibilizar as informações e fatos para todos que se interessem em ouvir. Além disso, um xereta tem o costume de se intrometer nas conversas.
Desta maneira, um xereta acaba se tornando um indivíduo inconveniente, “colocando o nariz” onde não é chamado.
O verbo xeretar, que origina o termo xereta, é a ato de importunar, de bisbilhotar. Para o linguajar brasileiro, é também dizer que se está bajulando, agradando. Para os populares, o xereta é o puxa-saco.
Xereta é o nome de um dos maiores sucessos da dupla de funk brasileira Claudinho & Buchecha. A canção foi lançada no álbum Só Love, em 1998. As atividades da dupla chegaram ao fim em 2002, quando Claudinho morreu em um acidente de trânsito.
O significado de Xereta está na categoria Significados