Xeque é um substantivo masculino bastante utilizado em jogos de xadrez como um tipo de lance realizado estrategicamente para atacar o rei do adversário com o intuito de captura-lo. Porém, se não houver nenhuma possibilidade de lance que permita o rei se movimentar, tem-se assim o grande momento final do jogo que é conhecido como xeque-mate para um dos jogadores (que também pode ser substituída por “o rei está morto”).
Para se conseguir tal proeza, o jogador deverá forçar o seu adversário a mover o seu rei para áreas do tabuleiro de forma a encurrala-lo.
A palavra tem sua origem no persa shāh e derivação no árabe sheikh que, ao se traduzir o primeiro tem-se soberano ou rei. Por isso, a palavra é também empregada para designar o soberano ou mesmo o chefe tribal árabe ou africano.
Na língua portuguesa, xeque é o mesmo que perigo, ou seja, indica que existe uma situação arriscada de desafio. Deste modo, é comum encontrar a expressão “por em xeque” para se referir que algo ou alguém gera algum tipo de dúvida ou aquilo que diz ou fala não possui veracidade.
Como exemplo, tem-se a seguinte frase: “Essa situação não pode ficar assim, então para resolvermos vamos por em xeque os documentos e declarações para acabar com esse mal entendido”.
Em casos como esse, a grafia correta a ser empregada é com o “x” inicial e não o “Ch”, visto que este último designa uma espécie de ordem de pagamento a ser realizada.
O significado de Xeque está na categoria Significados