Workaholic é um termo originário da língua inglesa, formado por “work”, trabalho e “holic” um sufixo que indica vício, dependência (como em “alcoholic”, que significa alcoólatra), portanto, workaholic significa alguém viciado em trabalho, um trabalhador compulsivo.
O fato de uma pessoa dedicar muito tempo ao trabalho não significa por si só que ela seja workaholic.
O termo é utilizado para classificar a pessoa que põe o trabalho e seus significados em primeiro lugar, deixando de lado outras esferas de sua vida, como a família, os amigos, entretenimento e cuidados com a saúde.
Embora já seja tratado como um problema, sob o ponto de vista da psicologia, muitos aspectos da cultura contemporânea estimulam o comportamento workaholic. Primeiramente, a posse de bens materiais é muito valorizada, garantindo a manutenção de um status social e o trabalho é o meio de se obter dinheiro para tais significados.
Por outro lado, a pessoa workaholic pode ser vista simplesmente como alguém esforçado e persistente, sem levar em consideração os prejuízos que a dedicação desmedida ao trabalho traz para a saúde física e emocional de um indivíduo.
De certa forma, pode-se afirmar que ser workaholic está “na moda”.
Workaholic e worklover são termos de significados distintos. Worklover serve para classificar alguém que ama seu trabalho (“work”, amor e “lover”, amante), mas entende que é preciso equilibrar essa faceta da vida como as demais, para não sofrer consequências negativas.
O conceito de worklover foi desenvolvido pelo psicólogo brasileiro Wanderley Codo. O autor se baseou em pesquisas realizadas desde 1979, relacionadas ao mundo do trabalho, chegando à conclusão de que o worklover é alguém que percebe o poder de transformação do mundo e de si mesmo que o trabalho contém.
Há sinais cujos significados podem indicar que está havendo um desequilíbrio na vida de uma pessoa, causado pela dedicação excessiva ao trabalho. São eles:
Para o workaholic tratamento, é aconselhável buscar aconselhamento psicológico, que ajudará a entender melhor as causas e significados negativos do vício em trabalho.
Workaholics é uma série de comédia produzida nos EUA. Conta a história de três amigos que vivem na mesma casa e trabalham juntos numa empresa de telemarketing.
O título da série é irônico, já que seus personagens nada têm de viciados em trabalho.
Workaholics season 7, que estreou em janeiro de 2017, é a última temporada da produção do canal Comedy Central. A decisão de encerrá-la partiu de seus criadores: Blake Anderson, Adam DeVine, Anders Holm, Kyle Newacheck, Connor Pritchard e Dominic Russo, em conjunto com a emissora.
O Workaholics elenco inclui: Blake Anderson, Adam Devine, Anders Holm e Jillian Bell.
É possível assistir à séria Workaholics online.
Workaholic fechionista é o nome de um site e também de um canal no YouTube, especializados em dicas de “DIY”, ou “faça você mesmo”.
O significado de Workaholic está na categoria Significados