WLAN é a sigla em inglês para Wireless Local Area Network, que é a conexão de internet sem fio, utilizando transmissores em ondas de rádio. Em português tem o significado de “Rede de Internet Local sem Fios” e sua cobertura está condicionada a uma determinada área de alcance específica.
Uma das principais características verificadas em uma WLAN é o uso da tecnologia Wireless que permite o acesso à internet e a transmissão de dados por laptops, celulares e tablets. Seu grau de acesso pode variar de acordo com cada aparelho e também com a quantidade de pessoas utilizando o serviço ao mesmo tempo.
Os primeiros testes de redes sem fio para acesso à Internet aconteceram nos Estados Unidos, cobrindo, a princípio, pequenas localidades como prédios e escolas. Os sinais eram enviados dentro de uma pequena área. Com os avanços tecnológicos, o alcance local de redes sem fio tem ficado cada vez maior e mais potente.
A palavra wireless, ao pé da letra significa “sem fio” e seus primeiros usos datam ainda do final do século XIX quando se passaram a adotar rádios comunicadores e outros tipos de mensagens telegráficas sem o uso de fios e conexões.
A internet, em sua origem, dependia exclusivamente de fios, conexão e ligações diversas para estabelecer a rede em cada computador conectado. No entanto, com o passar do tempo e com as novas tecnologias, a transmissão wireless de sinais de internet passou a ser adotada no mundo todo por sua praticidade e segurança cada vez mais alta.
A rede (web) por sua vez, é o emaranhado de acesso às informações, conectando todos os dados num único espaço virtual que qualquer computador ou aparelho capacitado consegue acessar.
O significado de WLAN está na categoria Significados