Web 2.0 é o termo utilizado para descrever a segunda geração de comunidades e serviços na Internet, mais participativa e interativa. A Web 2.0 utiliza-se principalmente por meio de buscadores, redes sociais, blogs, sites com sistema wiki (colaborativos) e TI (tecnologia da informação).
A facilidade de se fazer uploads de informações, imagens e vídeos na web 2.0 se deve à expansão dos recursos e códigos, permitindo a qualquer pessoa poder agir naturalmente e levar a internet seu próprio conteúdo, mesmo que não domine códigos HTML.
A palavra web é oriunda do inglês e tem tradução literal “teia” e “rede” seus principais significados. A rede mundial é, portanto, uma espécie de teia que interliga os computadores do mundo todo num mesmo fluxo de compartilhamento de informações.
A primeira geração web será lembrada como a que tornou possível a leitura e postagem de informações dos mais diversos assuntos e a web 2.0 surge como uma evolução desse mecanismo mundial: sempre móvel e passível de ser acrescida de informações diariamente e por qualquer usuário.
O que é web 2.0?
Tida como um novo e segundo movimento de acesso à informação através da rede mundial de computadores, a web 2.0 traz a interatividade e a colaboração como principais chaves para seu funcionamento. Se antes o conteúdo era produzido por poucas pessoas e disponibilizado para milhões, hoje são os milhões de usuários que criam conteúdo diariamente para si e para os outros.
Por isso, há uma relação cada vez mais próxima entre a web 2.0 e educação, já que possibilitou a criação de cursos à distância, permitindo a interação entre professor e aluno.
Além disso, o acesso a vídeo aulas e redes sociais voltadas a objetivos acadêmicos se tornaram algo mais comum. A Web 2.0 também abriu caminhos para a educação baseada em recursos tecnológicos e para a discussão sobre estudos e pesquisas no mundo virtual.
Existem ainda recursos como o Web 2.0 name generator. Com a diversidade de sites e redes sociais existentes, torna-se cada vez mais difícil escolher um nome para domínios e blogs. Recursos como estes são utilizados para gerar nomes aleatórios para sites e outros serviços na web.
Como os dados e informações compartilhadas diariamente são quase infinitos, o próximo desafio a ser vencido é fazer com que os buscadores de busca ajam de forma ainda mais intuitiva e tragam apenas resultados sob medida para cada usuário. Isso já é algo pensado e desenvolvido aos poucos e é conhecido como Web 3.0, ou seja, uma nova geração está se formando.
O significado de Web 2.0 está na categoria Significados