Vulgaridade é um substantivo feminino. O termo se deriva de “vulgar” que vem do Latim vulgaris, que quer dizer “relativo às pessoas comuns”, de vulgus, que é “multidão, ajuntamento, povo comum”.
O significado de Vulgaridade é a característica, particularidade ou o estado do que é vulgar, banal ou medíocre. Por extensão, vulgaridade é a ação ou comportamento do que se apresente com vulgarismo, sendo um indivíduo que age de maneira imoral.
Por exemplo: “Sua vulgaridade era notável pelo jeito que se expressava.”
O que é vulgaridade varia de sociedade para sociedade, afinal o convívio social acaba apontando certos princípios e ações que são considerados incorretos pela grande maioria, o que causa um sentido pejorativo para o termo vulgaridade.
É com muita frequência notar que a vulgaridade está associada com a sexualidade. Quando se diz que uma mulher é vulgar, é possível entender que esta é alguém de procedência ruim, rude, de natureza baixa. Vulgar seria o adjetivo que designaria a mulher despudorada, que não possui comportamento requintado e que exibe sua sexualidade.
Um exemplo é quando uma mulher se veste de maneira apelativa, provocando e estimulando o desejo sexual, por muitas vezes considerado como um comportamento obsceno.
Por exemplo:
“Para de usar estas roupas ousadas – deixe de ser vulgar!”
“Você é a definição de vulgaridade com seu guarda-roupa! São parecidas com roupas de garotas de programa.”
Vulgaridade pode ser o mesmo que indecência, especialmente no caso da sexualidade feminina. Esse conceito está fortemente firmado nas grandes sociedades contemporâneas.
Obviamente, a vulgaridade não é somente uma expressão que se relaciona com o apelo sexual. Uma pessoa pode ter vulgaridade ao ter pensamentos maldosos, indecentes, indignos ou fúteis.
Vulgaridade apresenta alguns sinônimos, como os abaixo: