Voyeur é um substantivo masculino que tem origem no francês. Significa alguém que sente prazer em vivenciar diferentes formas do sexo, que pode envolver a visualização de pessoas tendo ato sexual ou ver objetos que tenham ligação com à sexualidade e o erotismo.
Essas pessoas que comumente são observadas pelos voyeurs podem saber ou não que estão sendo analisadas.
Elas podem estar sem roupas, seminuas, apenas vestidas com peças íntimas, ou ainda com roupas sensuais que de certa forma atraiam esses interessados.
Um voyeur usa desse subterfúgio de forma que geralmente não possa ser notado e pode utilizar de vários recursos para conseguir ver às pessoas que deseja – envolvidas em determinadas situações, que englobem momentos íntimos, portanto, podem usar de recursos como binóculos, janelas, escadas, frestas, câmeras, entre outros.
Essa é uma forma de obter satisfação e gratificação sexual, e que tende a se estimular através das imagens, sem ter contato com as pessoas ou objetos envolvidos.
No cinema o voyeur mais famoso surgiu com o filme conhecido por “janela indiscreta”, que foi produzido em 1954 e refilmado em 1998, e envolve uma trama onde o personagem Jeff quebra a perna e tem de ficar em casa por algum tempo, com intuito de se recuperar, Jeff então começa a investigar a vida dos vizinhos e nisso tira fotos, ao longo de sua investigação periculosa, ele desconfia de que um de seus vizinhos que é casado com uma mulher, matou-a e que escondeu seu corpo, Jeff busca ajuda de sua noiva Lisa para provar de que tem razão, tentando assim confirmar sua suspeita.
Nesse contexto também há contos que estão relacionados à prática, que é considerada pela congregação cristã como pecaminosa e desvirtuosa.
O voyeurismo é visto por muitos especialistas e também por pessoas, como uma forma depreciativa do sexo, sendo também considerado como uma forma anormal e psicopatológica (doença) de vivenciar ou experimentar uma situação relacionado à prática íntima.
Em francês a palavra voyeur tem o significado de “alguém que observa; que vê”, na maioria dos casos as pessoas que estão sendo observadas, não estão cientes e podem até ser fotografas ou filmadas.
O voyeurismo é considerado como uma invasão de privacidade, e pode se transformar em obsessão sobre um indivíduo ou sobre uma situação, fazendo assim com que se torne um forte prejuízo para a saúde mental, física e para a proteção de outrens.
Muitas pessoas que são voyeurs são capazes de pagar para ver pessoas trocando de roupa, se despindo ou mantendo relações com outros envolvidos.
Isso significa que este indivíduo não tem respeito algum ou considera as opiniões alheias, pois apenas visa o prazer próprio, através do estímulo visual.
Em inglês o voyeur pode ser confundido com um “stalker” ou com a expressão “peeping”; o stalker é àquela pessoa que sabe muitos detalhes sobre a vida de outra pessoa e que usa isso ao seu favor, no estímulo a intimidade, mesmo que essa pessoa não tenha noção nenhuma disso.
O significado de Voyeur está na categoria Significados