Voraz é classificado na gramática portuguesa como um adjetivo de dois gêneros, cuja origem etimológica reporta-se ao latim vorax e que significa insaciável, ávido, aquele ou aquilo que consome algo com muita vontade.
Quando utilizada em sentido figurado, a palavra voraz significa algo que causa destruição como, por exemplo, um desastre natural ou mesmo um fenômeno natural. Por exemplo: “O forte terremoto de magnitude 6 na escala Richter fez com que surgisse uma grande cratera em meio a rodovia”.
Por outro lado, quando aplicado a um indivíduo, é para mencioná-lo como uma pessoa ambiciosa. Por exemplo: “A recepcionista procura mostrar suas habilidades porque seu apetite voraz é de conseguir uma promoção rápida na empresa”.
Um advérbio de modo que se pode empregar para se referir a uma atitude voraz é vorazmente. Por exemplo: “Junior estuda vorazmente os livros de direito para conhecer as leis”.
“Amor Voraz” é o título de um filme brasileiro lançado em 1984, dirigido por Walter Hugo Khouri (1929 – 2003) e que teve no seu elenco atrizes como Vera Fischer.
Alvorada Voraz é o nome de uma canção composta e gravada pela banda de rock nacional RPM e que integra o segundo disco “Radio Pirata Ao Vivo”, lançado no ano de 1986. O disco vendeu mais de 3 milhões de cópias, o que fez com que fosse considerado um dos discos mais vendidos na história musical do país.
Os sinônimos de voraz são: