Volúpia é o prazer dos sentidos, deleite carnal. Os significados de volúpia também se referem ao prazer sensual e sexual excessivo, desenfreado, à luxúria, lascívia. A voluptuosidade é a qualidade daquele que busca o prazer através dos sentidos, principalmente através das sensações sexuais.
Os significados de volúpia incluem o excesso de prazer, de um modo geral, não relacionado ao sexo. Por exemplo:
Na mitologia grega, Volúpia era a deusa da virtude, filha de Eros (deus do amor) e Psiquê (arquétipo da alma). Segundo algumas versões, Volúpia tinha asas de borboleta gigantes e se metamorfoseava em sereia quando tocava a água.
Volúpia do aborrecimento é uma expressão que aparece no livro Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis. Os significados de tal expressão vêm sendo objeto de diversas análises literárias. Segundo alguns autores, volúpia do aborrecimento nas memórias de Brás Cubas teria seus significados relacionados ao tédio ou ao ócio.
Volúpia da Culpa é o nome de uma canção do grupo de rap brasiliense “Um Barril de Rap”.
Volúpia (Emicida): “Volúpia” é uma música do álbum “Sua Mina Ouve Meu Rep Tamém” do cantor Emicida.
Volúpia de Veludo de Loretta Chase, da série “As Modistas”, é um dos muitos livros da premiada autora albanesa, conhecida internacionalmente por seus romances históricos.
Possuem significados semelhantes aos de volúpia: prazer, gozo e voluptuosidade, no sentido de deleite sensorial; e sensualidade, quando se refere à luxúria.
O significado de Volúpia está na categoria Significados