Vis-à-vis
A expressão vis-à-vis tem origem no idioma francês. No antigo francês, vis, tinha como significado “cara”, palavra que por sua vez remonta ao latim visum, que significa “visto”, particípio do verbo videre, que significa “ver”. Assim, hoje podemos entender vis-à-vis, tanto no português, no francês ou no espanhol como sinônimo de face a face. Uma maneira mais rebuscada de dizer cara a cara. É usado para expressar uma comparação de ideias que se opõe num debate intelectual.
Vis-à-vis pode, portanto, ser compreendido como tendo o mesmo significado da expressão também de origem francesa tête-à-tête, que se refere a uma conversa particular entre duas pessoas e que pode ser traduzida literalmente como “cabeça à cabeça”.
Entre os sinônimos de vis-à-vis podemos citar: perante, defronte, em frente a, cara a cara, diante, em presença de, tête-à-tête, ante, face a face, frente a frente. É um termo pouco usado de forma coloquial, sendo que sua ocorrência em geral se dá entre os círculos e obras mais cultas e intelectuais.
A expressão vis-à-vis também denomina um tipo de sofá, em que as poltronas estão dispostas de tal maneira que os indivíduos se acomodam defronte um para o outro. O encosto do sofá tem o formato de um “S”, sendo que em cada “barriga” da letra encontra-se uma poltrona.
Vis-à-vis é ainda o nome que se dá às antigas carruagens em que os passageiros acomodavam-se de modo a ficarem sentados um de frente para o outro, para que estes pudessem conversar como se estivessem sentados em lados opostos de uma mesa. Alguns trens e limusines dispõe de assentos em posição semelhante.
O significado de Vis-à-vis está na categoria Significados