Virulência é uma palavra em português usada na medicina que se refere à intensidade de uma doença, ou ao impacto que determinada doença contagiosa provoca ao ser humano. Pode-se então afirmar sobre a virulência, significado que tem relação com a capacidade de um microrganismo em infectar e se multiplicar no organismo.
A medida da virulência epidemiologia é feita com base na mortalidade que ocasiona, além da sua capacidade de invadir tecidos. A virulência bacteriana determina a quantidade de bactérias infectantes, quais os efeitos que ela provoca nos mecanismos de defesa do organismo invadido e a forma que entra no corpo.
A virulência, definição que pode ser determinada de acordo com a sua letalidade e gravidade, indica o grau de perigo da doença. Em relação ao coeficiente de letalidade, é indicada qual a porcentagem de casos em que a doença é mortal em seu hospedeiro. Já o coeficiente de gravidade indica a porcentagem nas situações que são consideradas graves.
No caso da virulência viral, é avaliada a gravidade da infecção e seus sintomas. Já o termo virulento corresponde a quem tem virulência.
Quando se trata de alta virulência, os casos graves e fatais são maiores, como no da raiva, HIV e vírus Ebola. Em contrapartida, a baixa virulência indica que são poucos os casos resultantes em morte, como o sarampo, os resfriados e gripes comuns.
A patogenicidade e virulência muitas vezes não são bem diferenciadas. O conceito de patogenicidade é uma palavra usada para indicar qual a capacidade de um agente infeccioso resultar em sintomas em seus hospedeiros. Nem sempre acontece de organismos infectados apresentarem a manifestação de algum sintoma.
Quando o microrganismo é responsável pelo desenvolvimento de uma doença, ele é considerado altamente patogênico. Caso contrário, quando dificilmente resulta em uma doença, trata-se de um microrganismo de baixa patogenicidade.
Dessa forma, pode-se dizer que a diferença entre o que é patogenicidade e o significado de virulência é que a primeira indica a capacidade de causar doença e a segunda se refere ao grau em que a patogenicidade se expressa. Outros significados de virulência: sinônimo de malignidade e peçonhento.
O significado de Virulência está na categoria Significados