Significado de Virtude


O que é Virtude



Virtude é uma palavra que tem origem no latim virtus e seu significado original é o de força viril. Hoje o significado de virtude está mais ligado ao de uma qualidade manifestada por um indivíduo, que tanto pode ser uma qualidade inata como adquirida. E nesse sentido podemos distinguir as virtudes intelectuais e as virtudes morais, as primeiras relacionadas à inteligência e as outras ligadas à ideia de fazer o bem.

A capacidade de aprendizagem, a reflexão, a capacidade de raciocinar, a lógica, o pensamento abstrato, o diálogo, a busca pelo conhecimento, seriam virtudes intelectuais.

Agir de acordo com as noções de bem, dentro da ética e com justiça, fugindo das tentações e buscando sempre a prudência e a temperança nas ações, são as virtudes morais. Assim, virtude no sentido moral seria a inclinação de uma pessoa de buscar praticar o bem ou, em outras palavras, tudo o que encontramos na personalidade de um indivíduo que o leve a fazer boas ações.

Dentro do Cristianismo, encontramos ainda as virtudes teologais, teológicas ou sobrenaturais, que seriam aquelas virtudes que são um dom de Deus. São elas: fé, esperança e caridade; por outro lado temos as virtudes cardeais, que se adquirem pelo esforço e são de onde todas as outras virtudes se originam. São elas: prudência, valentia, temperança e justiça.

Contudo, apesar de virtude tradicionalmente estar associada a moral, a questões intelectuais e teológicas, é comum usar-se a palavra “virtude” para se referir a qualquer qualidade apresentada por uma pessoa ou para designar alguma característica do caráter de alguém valorizado pela sociedade.

Virtude também pode ser usada como sinônimo de causa, motivo ou consequência. Como por exemplo, na frase: “A garota faleceu em virtude do acidente da última segunda-feira”.

Virtude na Filosofia

Virtude foi um tema recorrente na filosofia desde a sua origem. Para Platão, os epicuristas e os estoicos as virtudes são as características essenciais que possibilitam a uma pessoa ter uma vida feliz e proveitosa. Essas virtudes seriam sabedoria, coragem, temperança e justiça, ideia muito semelhante a das chamadas virtudes cardeais.

Para Aristóteles não existem virtudes inatas, pois elas seriam adquiridas com a reflexão e a experiência. Para ele tudo o que contribui para completar com excelência a natureza humana é chamado de virtude, e agir conforme a razão seria a mais importante das virtudes.

Na filosofia clássica grega as ideias de felicidade e de virtude sempre estiveram conectadas. Entretanto, nunca houve um consenso se as virtudes eram as condições necessárias para uma vida feliz ou se a felicidade é que era a condição para a virtude.  O filósofo alemão do século XVIII Immanuel Kant retoma o tema. Para ele as virtudes não fazem de ninguém uma pessoa mais feliz, mas são elas que tornam alguém digno da felicidade. 

O significado de Virtude está na categoria Significados

O que você achou deste artigo ?

Virtude |