Violência é qualquer atitude ou ação que cause algum prejuízo físico ou moral a uma pessoa ou ser vivo. Violência também pode ser entendida como o ato que agride ou pretende agredir. Violência, quando uma atitude intencional, é sempre um tipo de ataque.
Entretanto, como dito, a violência nem sempre é um ato intencional. Em um acidente, morte ou trauma psicológico, podemos encontrar indícios de violência sem um propósito de agressão. Num acidente de automóvel, por exemplo, pode haver muita violência, mas sem que haja ali necessariamente uma intensão.
A violência é um dos grandes problemas da nossa sociedade e provoca indignação na opinião pública especialmente quando praticada para com pessoas ou seres que não tem como se defender do ataque, como é o caso da violência doméstica e na maioria dos casos de violência urbana em geral.
A violência doméstica, é o tipo de violência que se pratica no lar, no seio de uma família. Qualquer comportamento que carregue algum grau de agressividade que se dá entre parentes que dividem o mesmo teto, pode ser entendido como violência doméstica.
Assim, como violência doméstica podemos classificar o abuso sexual contra crianças, violência contra idosos, maridos que batem em esposas, pais que batem nos filhos e etc.
A sociedade e as autoridades tem se engajado, buscando alternativas para deter a violência doméstica, contudo essa grave violação dos direitos civis continua a infligir de maneira preocupante um grande número de lares no Brasil.
Além da preocupação com a violência doméstica, a violência urbana é outra grande preocupação dos brasileiros. Assaltos, assassinatos, brigas e violência sexual tem feito parte da rotina do país, dominando as manchetes dos jornais.
Problema grave que consiste em uma violação do direito de ir e vir do cidadão que se sente acuado e com medo, refém de uma situação que não parece ter solução a curto prazo e que impinge assim as pessoas de bem uma violência psicológica também, que prejudica em muito a vida a convivência social.
A violência urbana, diária, é, portanto, um grande problema social, mas ao mesmo tempo é a manifestação de uma característica sempre presente no comportamento humano ao longo da História.
Pois, se de um lado a violência provoca medo e destrói vidas ou famílias, há dentro da nossa sociedade toda uma cultura da violência.
Ou seja, ao mesmo tempo que nos defrontamos com violências as mais diversas em situações diversas, como violência escolar (bullying), violência no namoro, brigas de transito, enfim, também procuramos e nos atraímos pela violência em jogos de vídeo game, filmes e esportes que tem como características a violência física, como o MMA, o Boxe e mesmo o futebol.
Violência pode ser então uma violação, agressão, ataque; pode provocar lesão, ferimento, trauma e até a morte, assim como também que pode transformar-se numa atividade cultural, lúdica, num entretenimento, num prazer, em algo que pode ser explorado de forma altamente lucrativa.
O significado de Violência está na categoria Significados