Vintage significa algo antigo e de ótima qualidade, clássico. Qualquer coisa pode ser considerada vintage quando há um forte retorno a épocas passadas, ou seja, referência ou imitação a um estilo anterior.
O estilo vintage está diretamente ligado aos anos 1920 a 1960 e pode ser aplicado na moda (roupas e calçados), decoração, obra literária e mobiliários.
Muitas pessoas adoram o vintage. Normalmente são aquelas que buscam serem consideradas “fashions” buscando atitudes próprias do passado e se afastam um pouco do que é moderno.
São exemplos de roupas vintage:
Outro exemplo de moda vintage:
Os termos vintage e retrô (originado da palavra francesa rétrospectif) não possuem o mesmo significado.
Quando uma roupa ou objeto tem no mínimo 20 anos, já podem ser considerados como vintage.
O significado de vintage, em sua origem não tem nada a ver com moda. Do francês antigo vendenge a palavra vintage se conceitua como safra de uvas, das podem ser fabricados excelentes vinhos devido os frutos serem produzidos em determinada época do ano com boas condições climáticas. Esse e outros fatores contribuem para que a bebida seja de ótima qualidade, possuindo aroma e paladar muito finos.
O Vinho do Porto é reconhecido como vintage quando é produzido com uvas retiradas desse tipo de colheita diferenciada. Essa bebida tem um custo elevado pela grande capacidade de envelhecimento, sem contar o requinte.
Não há um consenso de como se pronuncia corretamente a palavra vintage. Porém, muitos acreditam que por ser o termo de origem francesa, deve ser pronunciado como no francês.