Vilipendiar é uma palavra da língua portuguesa que significa agir de forma a fazer algo ou alguém se sentir desprezado, desdenhado, ofendido ou humilhado. Ou seja, vilipendiar tem o significado que consiste em desprezar ou menosprezar uma pessoa ou objeto.
Esse tipo de atitude supõe que o vilipendiado (quem foi alvo da ofensa ou injúria) se encontra em posição vil, baixa e miserável, levando ao sentimento de desdém e desprezo.
A pessoa que comete vilipêndio se expressa por meio de palavras ofensivas, comportamentos ou gestos de modo a considerar algo ou alguém como indigno e insignificante, sendo por isso considerado uma forma desrespeitosa de agir ou se dirigir ao outro.
Vilipendiar, dirigindo-se a uma determinada pessoa de forma direta, ofendendo ou desprezando-a publicamente por conta de sua prática religiosa, crença ou ideologia, por exemplo, configura-se em penalidade.
Para as pessoas que vilipendiaram um ato ou objeto de culto religioso publicamente, a pena pode ser a detenção de um a três meses ou então multa.
O vilipêndio de cadáveres ou suas cinzas é caracterizado como crime pela lei brasileira. Em relação ao que significa vilipendiar, essa pessoa pode ser punida com detenção de 1 a 3 anos e multa.
Nesse caso, o ato de vilipendiar, crime que promove o desrespeito aos cadáveres, pode ocorrer de várias formas, seja por meio de palavrões dirigidos ao morto, gestos ou expô-lo de forma depreciativa.
O significado de vilipendiar também se enquadra na necrofilia, que é caracterizada quando uma pessoa pratica o ato sexual com o corpo.
Há ainda outros casos caracterizados como vilipêndio, significado que também inclui o desrespeito à religião ou objetos religiosos do falecido, violação da sepultura e destruição do cadáver.
Outros significados para palavra vilipendiar são: menosprezar, rebaixar, desdenhar, desprezar, desonrar, desacreditar, descasar, aviltar, envilecer.
O significado de Vilipendiar está na categoria Significados