Vida Loka é um termo empregado para se referir a um modelo de vida ostentado nas músicas do Funk e também por alguns rappers. Viver ao modo vida loka é o mesmo que se aventurar sem se ater aos limites e se arriscar diante do perigo, todavia essa prática é comum entre bandidos que não seguem as normas da sociedade e nem respeitam as leis.
Hipoteticamente, o termo é oriundo do inglês “thug life” que foi criado pelos rappers norte americanos e que recebeu como tradução para o português algo como “vida difícil”. E por este termo compreende-se a rotina desfavorável que uma pessoa vivencia devido a sua situação socioeconômica.
De certa forma, representa a realidade de muitas pessoas que moram em favelas e precisam se sacrificar para garantir, ao menos, o mínimo para se viver dignamente. Contudo, o termo se tornou uma gíria para representar a vida agitada.
Livin’ La Vida Loca (ou em português Vivendo a vida louca) é uma música gravada pelo cantor porto-riquenho Ricky Martin e que foi lançada em 1999. Foi um dos maiores sucessos do primeiro cd do artista gravado em inglês, e logo alcançou as primeiras colocações do ranking de músicas mais tocadas naquele ano.
Vida Loka é também uma canção gravada pelo grupo paulista Os Racionais MC’s e que integra o álbum “Nada como um dia após o outro”, lançado em 2002. A música é dividida em parte 1 e parte 2 e em ambas, as letras apresentam a realidade do subúrbio brasileiro com sua mazelas e linguagem própria.
O significado de Vida Loka está na categoria Significados