Significado de Vertigem


O que é Vertigem



Vertigem é a sensação de perda de equilíbrio, acompanhada da impressão de que o ambiente ao redor da pessoa que a está sentindo gira (falsa percepção de movimento rotatório). A palavra vertigem comumente é empregada como sinônimo de tontura. Porém, conforme será explicado mais à frente, os dois termos possuem significados distintos; pode-se dizer que toda vertigem é um tipo de tontura, mas nem toda tontura é vertigem.

O que é Vertigem

A palavra vertigem deriva do latim vertere, cujos significados podem ser traduzidos como “girar ou fazer dar voltas”.

Agora que já definimos vertigem o que é, falaremos sobre seus sintomas, causas e tratamento.

Sintomas de Vertigem

Os significados dos sintomas das vertigens podem incluir:

  • Alteração no aparelho auditivo por tempo limitado (perda temporária de audição).
  • Sensação de enjoo.
  • Dor de cabeça.
  • Sudorese intensa (a pessoa começa a suar excessivamente).
  • Movimentos anormais dos olhos.
  • Espasmos.
  • Zumbido no ouvido.

Diferença entre tontura e vertigem

Tonturas e vertigens, embora muitas vezes confundidas, possuem significados distintos:

  • As vertigens se caracterizam pela falsa sensação de que os objetos presentes em um espaço estão girando ao redor da pessoa. Resumimos assim de vertigem significado.
  • A tontura é somente a sensação de desequilíbrio e falta de instabilidade, a pessoa sente que pisa num vazio, que vai cair.

Ou seja, o que diferencia a vertigem da tontura é a falsa sensação rotatória, somente presente na vertigem. Já os demais sintomas, como desequilíbrio e falta de instabilidade, estão presentes na tontura e na vertigem.

Significado de Vertigem: o que pode causar vertigem?

As causas mais comuns das vertigens e seus significados são doenças que atingem o ouvido interno, entre as quais podemos citar:

  • Vertigem postural; causa vertigem intensa, que dura menos de 30 segundos e se desencadeia quando a cabeça é posicionada de determinadas formas. A vertigem postural pode ser causada por condições que provoquem danos aos canais semicirculares (estrutura do ouvido interno relacionada à manutenção do equilíbrio), por uma otite média, cirurgia no ouvido ou obstrução da artéria que atinge o ouvido interno.

A vertigem postural pode ocorrer quando o indivíduo se apoia sobre um ouvido ou quando inclina a cabeça para trás. Geralmente, a vertigem postural diminui ou desaparece depois de algumas semanas ou meses, mas pode voltar.

  • Labirintite aguda; inflamação da parte do ouvido interno responsável pela manutenção do equilíbrio, geralmente causada por uma infecção de origem viral.
  • Doença de Maniere; enfermidade que causa episódios seguidos de vertigem, acompanhada normalmente de zumbido nos ouvidos. É provocada por uma alteração no volume de líquido presente no interior do ouvido interno. As causas dessa alteração ainda não são bem conhecidas.

Tratamento da Vertigem

O tratamento da vertigem exige primeiramente o diagnóstico de suas causas, para assim poder reduzir ou eliminar seus significados.

Quem sofre de vertigem deve consultar um profissional médico para que este, através de exames clínicos e laboratoriais, identifique a origem das vertigens e prescreva o tratamento indicado.

Lembrando que a vertigem dificulta o exercício de atividades como dirigir ou andar na rua, podendo inclusive ser a causa de acidentes fatais.

Vertigem: CID

A Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID 10) classifica os seguintes tipos de vertigem: vertigem epidêmico (A88.1), vertigem paroxística benigna (H81.1) e vertigem de origem central (H81.4).

O significado de Vertigem está na categoria Significados

O que você achou deste artigo ?

Vertigem |