Verdade é uma palavra cujp significado está ligado à ausência da mentira, ao que é totalmente verdadeiro e sincero. Quaisquer fatos que sejam afirmativamente certos, corretos, que contém a mais pura veracidade, são associados ao termo verdade.
Representar algo com total fidelidade também é sinônimo de verdade, a verdade em uma partitura musical, a verdade em uma pintura, etc. Como o termo representa vários significados, no passado, a palavra verdade estava associada a tudo que é puro, fiel, constante e onde há sinceridade expressa em palavras, atos ou caráter. Podemos dizer que a verdade faz parte da escala de valores tanto no sentido humano, quanto material.
É um termo bastante complexo, em que não há um consenso entre historiadores e estudiosos a respeito do real significado da palavra verdade dentro de vários âmbitos como as artes, antropologia cultural, ficção, imaginário, realidade filosofia e razão.
É natural do ser humano questionar-se ou até mesmo duvidar da veracidade de alguns ensinamentos que lhe foi passado a respeito do que é verdadeiro ou não, e perseguir a busca comprovada pela verdade em torno destes fatos. A filosofia busca estabelecer o que é realmente verdade e o que não é, e o que faz estes fatos serem verdadeiros ou não; utiliza-se para isso o termo portador da verdade que serve para se referir a qualquer coisa que podemos afirmar como verdadeiro ou falso, desta forma, um portador da verdade pode ser uma pessoa, objetos, crenças, proposições etc.
Ainda na infância o ser humano começa a se questionar a respeito da verdade, e este questionamento perdura por toda a vida.
Vários filósofos se posicionaram no passado a respeito da verdade, e outros lançam suas idéias ainda hoje. Nietzsche, por exemplo, afirmou que a verdade nada mais era do que um ponto de vista. Para René Descartes, a verdade utiliza-se da certeza, ou seja, quando alguém concorda com algo que é dito por outro, automaticamente está assumindo aquilo como verdade. Mas de um modo geral, a filosofia estuda a verdade em diversos âmbitos.
Ceticismo – Um sistema criado no passado por Pirro, filósofo grego, que defende a idéia de que nenhum homem consegue atingir a certeza absoluta sobre qualquer coisa. Um cético é aquele que duvida da verdade, ou de algo que lhe é apresentado como que possui alguma ou total veracidade.
A uma pessoa que vive ou declara viver, gostar ou fazer algo que na verdade não lhe interessa, é usado o termo pseudo como referência. Por exemplo, alguém que diz entender muito sobre o catolicismo, fala e age como se fosse católico, mas na verdade não é e nem se interessa pelo assunto ou religião, é chamado de pseudo-católico, como este, existem vários outros: pseudo – canônicos, pseudo-intelectuais etc.
A verdade tem grande importância em julgamentos nos tribunais, pois todos os fatos precisam ser comprovados para que se faça um julgamento justo.
A verdade também pode ser relativa, como exemplo podemos citar teorias que no passado eram consideradas verídicas, e que hoje não tem mais valor como o teocentrismo que defendia a ideia de que o sol girava em torno da terra, ou quando as pessoas pensavam que o planeta era quadrado ou plano. No fim, o que pode ser verdade para alguns, para outros não é, depende do ponto de vista.
O significado de Verdade está na categoria Significados