Venerar é um verbo transitivo, de origem latina “venerati” e que significa reverenciar ou honrar outra pessoa, assim como manifestar enorme encanto por algo ou alguém, ou seja, demonstrar respeito profundo, é ter grande afeição.
Venerar é uma ação de profundo respeito e fé a uma ou mais divindades, como é o caso dos santos que servem de exemplos humanos em busca da santidade, e que atuam como intercessores das pessoas junto a Deus.
Deste modo, a veneração é realizada através de referências realizadas a imagens (como ícones ou estátuas) e também as relíquias (que são objetos ou partes dos corpos destas mesmas entidades).
Entretanto, a veneração é diferente de adoração, embora muitos confundam e pensem que se trata de uma única coisa. A adoração é conhecida na teologia clássica como latria, e significa a homenagem ou o culto que é prestado somente a Deus, como forma de reconhecimento da sua perfeição e excelência divina.
Já a veneração ou dulia, na teologia clássica, significa a honra que se concede a excelência de uma determinada pessoa, a qual pode ser alguém público, como uma personalidade, atleta, estadista ou então um artista.
Quando a veneração é excessiva ou negativa, pode desencadear em fetichismo ou obsessão. Alguns sinônimos da palavra venerar são: admirar, amar, santificar e prezar.
O significado de Venerar está na categoria Significados