Valor é um substantivo masculino que pode ter vários empregos em diferentes áreas, mas com significados semelhantes. Quando se diz que algo possui valor é porque a ele se destina uma qualidade que pode ser tanto positiva quanto negativa.
Em sentido figurado, valor é empregado para se dizer que alguma coisa é apreciada e por isso tem a sua consideração. Como exemplo tem-se a seguinte frase: “Por mais que fosse velho, José disse que jamais venderá aquele relógio, pois o mesmo é de valor inestimável”.
Valor é também utilizado para se conhecer o preço de algum produto ou serviço no mercado, cuja representação é feita pelo dinheiro.
O Valor nominal é uma espécie de título onde nele se expressa o seu valor. Ele difere do valor real, uma vez que não considera a evolução dos preços (ou inflação) na economia. Se na emissão, o preço pago é aquele que está acima do valor nominal, diz-se que é o prêmio de emissão, mas se o preço for menor do que o valor nominal dá-se o nome de desconto de emissão.
O valor nominal ou preço de um título pode ser alterado. No caso das obrigações, ele assume uma relevância particular para o cálculo dos juros a pagar (cupão), e nas ações, ele determina em parte o capital social da empresa, ou seja, a parte do capital que é detida por cada um dos investidores.
O valor venal é uma estimativa sobre o preço de determinados bens que é feito pelo Poder Público e que tem como finalidade servir de base para a realização do cálculo de alguns impostos, como também de emolumentos administrativos e judiciais.
Os critérios empregados são estabelecidos por lei e variam de acordo com o tempo, lugar, gênero e espécie em que se encontra. Para efeito de cálculos, quando se trata de bens imóveis, o valor venal considera o preço que alcançaria aquele imóvel em uma simples operação de compra e venda, ao passo que se devem considerar as características físicas do imóvel, o tipo de utilização e o valor do seu metro quadrado no logradouro onde se encontra.
O termo pode se referir tanto à função modular como o conceito de álgebra abstrata. No primeiro caso, trata-se de um módulo ou um número real representado por “a”, cujo valor numérico desconsidera-se o sinal. Já o valor absoluto na álgebra é um tipo de função em que se associa um número real a cada elemento resultando em um número positivo.
O significado de Valor está na categoria Significados