Vade Mecum é uma expressão de origem no Latim, sendo que a palavra Vade, significa “vai/vem” e Mecum significa “comigo”, em português.
O significado de Vade Mecum, basicamente, é de ser um livro para referências, ou seja, um manual.
Esse livro mantém instruções voltadas para a execução de determinadas e variadas tarefas. Todo o livro ou manual que possui esse propósito de instruir e esclarecer dúvidas é chamado de Vade Mecum.
O Vade Mecum, visto como um manual, permite consultar assuntos de forma prática e rápida para sanar dúvidas e explanar questões. Nesse caso, o Vade Mecum existe em diversas áreas e setores, sendo que o principal é no Direito.
O Vade Mecum, na área de Direito, é um manual sobre diversas obras, entre as quais a própria Constituição Federal, assim como os Códigos Civil e Penal.
É claro que ele também pode ter um volume totalmente voltado e especializado para uma área determinada do Direito, como, por exemplo, o de contratos e licitações.
O Vade Mecum, portanto, para a área de Direito, é voltado para apresentar as leis do(s) Código(s) propostos, que permitem auxiliar e fornecer informações para estudantes e profissionais.
O Vade Mecum, embora com sua importância extrema ao Direito, também está apresentado em diversos outros setores, tais como o da saúde, que oferece os medicamentos em uma lista, de fácil acesso para que qualquer profissional da saúde consiga consultar.
Mas, podemos encontrar esse livro de referências também na política e até em doutrinas sociais de Igrejas.
É fato que, com o avanço da tecnologia, o Vade Mecum se tornou uma forma de apoio mais importante, pois é possível acessá-lo através das mídias eletrônicas, em formato de aplicativo para celulares e outros dispositivos.
Desse modo, isso permite que diversos indivíduos tenham facilidade de consultar informações e estender o aprendizado.
O significado de Vade Mecum está na categoria Significados