UVA e UVB são siglas.
O significado de UVA e UVB indica dois tipos de raios ultravioleta. UV é a sigla para ultravioleta, uma radiação eletromagnética, sendo que estes raios de luz são emitidos pelo sol e são invisíveis para os olhos humanos.
Os raios ultravioletas (UV), mesmo invisíveis, possuem efeito sobre a pele do ser humano, mesmo que estes raios representem somente 5% da radiação solar que atinge o planeta, e estão presentes em qualquer época do ano, sendo que – obviamente – a incidência é maior nas estações mais quentes, mas isso não quer dizer que não se deva cuidar da pele durante as estações frias.
Se uma pessoa tem uma exposição prolongada aos raios ultravioletas, ela estará propensa a desenvolver vários males para a saúde, sendo que o principal é o câncer de pele.
Para que isso seja evitado, é importante que se previna a radiação através das recomendações de uso de protetor solar diário com fator de proteção elevado e evitar os horários com maior pico de sol. O fator de proteção (FPS) deve ser usado por todas as pessoas, independentemente da idade ou cor da pele.
O maior filtro natural da radiação ultravioleta é a camada de ozônio que, localizada a aproximadamente 30 km da superfície terrestre, consegue ser filtrada por essa camada, fazendo com que somente uma quantidade apropriada da radiação chega na superfície, garantindo que a vida na Terra seja possível.
Os raios UVA penetram em camadas profundas da pele e é esta radiação que, embora esteja presente durante o ano todo, é mais intensa antes das 10 horas e após às 16h.
Os raios UVA podem parecer inofensivos, principalmente por proporcionarem um bronzeado mais bonito, eles são responsáveis pelo envelhecimento das células da epiderme (aparecimento de rugas, perda da elasticidade e manchas de pele são consequências), provocando também alergias solares e predisposição ao surgimento de câncer de pele, entre outros danos irreversíveis.
Os raios UVA também são aqueles raios utilizados nas câmaras de bronzeamento artificial.
A radiação UVB é auqela que predomina entre as 10 horas da manhã até às 16 horas da tarde, sendo mais intensa durante as estações quentes, graças as temperaturas elevadas.
Esta radiação penetra superficialmente a pele, ou seja, atinge somente as camadas mais superficiais da pele, o que pode causar queimaduras solares e vermelhidão. Mesmo que grande parte da radiação UVB seja absorvida pela camada atmosférica do planeta, os raios restantes são nocivos ao ser humano. A vermelhidão e queimaduras irão aparecer depois do banho ou à noite, pois a radiação intensifica-se após algumas horas depois da exposição solar.
Vale lembrar que os raios UVB são responsáveis pelas lesões pré-câncer e também pelo câncer de pele não melanoma.
Além destes dois tipos de radiação, existe a radiação UVC. Esta é altamente penetrante e danosa à saúde, porém, ela é totalmente absorvida pelo oxigênio e o ozônio da atmosfera e não atinge os seres humanos – é por essa razão que é fundamental as campanhas de proteção da camada de ozônio para que estes raios não alcancem a superfície do planeta. É bem provável que grande parte dos seres vivos estaria ameaçada se esta radiação UVC atingisse a superfície em quantidade relevante.
A radiação UVC tem utilidade na esterilização de instrumentos cirúrgicos e a água, através de fontes artificiais.
O significado de UVA E UVB está na categoria Significados