Utópico deriva de utopia, palavra de origem grega “outopos”, criada no século XVI e formada pela junção de “ou” que significa “não”, e “topos” que significa “lugar”, assim originalmente a palavra fazia referência a um não-lugar, um lugar que não existe.
A palavra utopia atualmente refere-se a um tipo de civilização perfeita ou alguma ideia fantástica, fantasiosa, impossível ou muito difícil de ser realizada e utópico é qualquer coisa ou qualquer um que se conecte a esses significados.
Assim, se estamos diante de uma ideia que pareça demasiadamente fantástica, de um pensamento muito idealista que remeta a algo distante no tempo futuro e muito difícil de ser concretizado, estamos distante de algo utópico.
Utópico também pode ser sinônimo de sonho, de ilusão, fantasia, quimera, irrealidade. Quem em seus planos não tem os pés no chão, acredita que tudo, por mais difícil que seja, será um dia realizado, quem tem esperança num futuro melhor e sonha com isso, pode ser classificado como um indivíduo utópico. Um sujeito utópico é sonhador, idealista, otimista, esperançoso.
O termo utopia foi uma criação de 1516 do escritor renascentista Thomas More. Ele usou o nome para dar título para o seu livro que descreve uma sociedade ideal onde todos vivem em harmonia em prol da coletividade, um sociedade em que não há propriedade privada e todos vivem como iguais.
More teria escrito o seu livro inspirado pelos relatos de Américo Vespúcio pela América do Sul, especialmente sobre a Ilha de Fernando de Noronha. Os escritos de More inspiraram muitos autores a desenvolverem suas utopias, e em livros anteriores, como a República de Platão, passou-se a identificar-se também o caráter utópico vindo a serem classificados também como utopias.
Uma das principais vertentes teóricas inspiradas por Thomas More foi aquela que ficou conhecida como socialismo utópico. Pensadores como Saint-Simon, Charles Fourier, Louis Blanc e Robert Owen criaram obras em que apresentavam suas concepções de sociedades ideais, perfeitas, e fundamentadas no socialismo.
Quando aparece Karl Marx e a sua concepção de socialismo, todos esses autores passa a serem chamados por seus seguidores de socialistas utópicos, isso por que consideravam suas ideias ingênuas comparadas às de Marx, que desenvolveu o que ficou conhecido como socialismo cientifico, que era muito mais fundamentado, histórico, criterioso, analítico e crítico.
O significado de Utópico está na categoria Significados