Significado de Utopia


O que é Utopia



Utopia é uma palavra que nasceu da ideia de Thomas More e de outros filósofos utopistas, que imaginavam um local onde tudo poderia funcionar perfeitamente, sem erros. A palavra utopia é a junção de “ou” (não) com “topos” (lugar), da língua grega.

Utopia é uma ideia sobre uma civilização ideal, fantástica, imaginária, um sistema perfeito, ou um plano que parece irrealizável, sendo visto como fantasia, como devaneio e ilusão, ou seja, impossível de ser realizado.

De uma maneira geral, utopia é um termo utilizado para denominar construções idealizadas como sociedades perfeitas, segundo os princípios filosóficos de seus idealizadores. Num sentido mais limitado, tem o significado de uma doutrina social que aspira a transformações da ordem social estabelecida, seguindo os interesses de grupos específicos ou de determinadas classes sociais.

Utopia é uma palavra criada por Thomas More, inglês que viveu entre 1480 e 1535 e que atuou em diversas áreas: foi homem de estado, diplomata, advogado e homem de leis, além de escritor, tendo ocupado vários cargos públicos, chegando mesmo a ser Chanceler do Reino (Lord Chancelor) de Henrique VIII, sendo o primeiro leigo a ocupar o lugar em séculos. Também é considerado um grande humanista da época do Renascimento.

A palavra utopia, criada por ele, serviu de título para sua obra principal, escrita em latim em 1516. Para muitos estudiosos, Thomas More se inspirou para escrever a obra na narração de um local extraordinário de Américo Vespúcio, quando descobriu a ilha de Fernando de Noronha, em 1503. More decidiu escrever sobre um local novo e puro, onde pudesse existir uma sociedade perfeita.

Segundo suas ideias, para ter essa sociedade perfeita era necessário um esforço teórico e prático de racionalidade, repartindo igualmente os bens sociais, antecipando o que é considerado hoje como socialismo utópico.

O significado de Utopia está na categoria Significados

O que você achou deste artigo ?

Utopia |