Usina é um substantivo feminino e flexão do verbo usinar (2ª pessoa do singular do Imperativo Afirmativo e 3ª pessoa do singular do Presente do Indicativo). O termo vem do Francês usine, que significa “indústria dotada de máquinas”, do Valão wisine, que inicialmente quer dizer “local para trabalho siderúrgico”.
O significado de Usina descreve um estabelecimento industrial de grande porte onde são transformadas matérias semiacabadas ou primas em produtos finais. Usina é também um conjunto de instalações que também pode servir para a produção de uma grande quantidade de energia.
Nesse caso, a usina geradora de energia é também conhecida como central elétrica ou como estação geradora, ou seja, um local destinado para o uso de equipamentos e profissionais capacitados para realizar a geração de energia a partir de uma fonte natural, tanto fontes renováveis como não renováveis. Por exemplo, pode-se utilizar a luz do sol, o vento, os rios, petróleo, carvão, etc.
Pode-se citar, como exemplos, estas usinas que utilizam fontes de energia renováveis:
Já com fontes não renováveis, destacam-se as usinas termoelétricas e as usinas nucleares.
Já uma usina com o intuito de transformar algo em produto final, é o local que também tem diversas máquinas e equipamentos para a transformação de matérias (semiacabadas ou primas). A usina acaba sendo uma grande edificação, ganhando como sinônimos as palavras: fábrica, indústria ou manufatura.
Geralmente, estas usinas produzem produtos como: açúcar, álcool, aço, etanol, entre outros exemplos.
Como curiosidade, pode-se comentar sobre a maior usina hidrelétrica do mundo (afinal, a produção de energia elétrica através da água exige uma imensa quantidade deste elemento): localizando-se na China, mais especificamente no Rio Yang-tsé, a Usina de Três Gargantas foi construída em 2006, mas sua obra iniciou-se ainda em 1993. Em capacidade de produção, esta usina alcança 18.200 MW.
A usina nuclear se classifica como a instalação industrial que funciona através da energia nuclear, a fim de gerar energia. A fonte principal da energia nuclear vem do mineral urânio, altamente radioativo e não renovável, podendo ser encontrado na natureza.
A energia nuclear consegue manter os componentes do átomo unidos (nêutrons, elétrons e prótons), para que logo quando estes se separam, ocorra uma produção enorme de energia, liberando assim justamente a energia nuclear utilizada no processo de fissão nuclear.
A usina nuclear tem vantagens, afinal ela consegue produzir uma grande quantidade de energia, com pouca matéria-prima. Contudo, o custo para a instalação de uma usina é elevado e podem ocorrer acidentes nucleares, contaminando o meio ambiente.
Em contra partida, a energia eólica é um exemplo de fonte natural, limpa e renovável, sendo produzida pela força dos ventos. Embora pouco utilizada ainda, este tipo de energia acaba não agredindo o meio ambiente e não promove poluição.
A energia eólica ocorre por meio de grandes turbinas que se assemelham a grandes cata-ventos, que, ao captarem vento, conseguem acionar um gerador elétrico. Ou seja, o movimento das hélices irá gerar energia elétrica.
Um ponto negativo deste tipo de forma de geração de energia aborda o impacto que pode causar na migração de algumas espécies de aves.
No mundo, em torno de 1,4% de toda a energia gerada no mundo vem da eólica. Acredita-se que conforme o passar dos anos, esta forma será mais abordada pelos países que procuram melhorar a vida no planeta.
O significado de Usina está na categoria Significados