URSS é a sigla, em português, do termo União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, as quais também eram conhecidas e mencionadas simplesmente como União Soviética, cujo período de vigência como Estado Socialista compreendeu entre os anos de 1922 e 1991.
A URSS foi criada pelos bolcheviques (integrantes do Partido Operário Social-democrata Russo), cujo líder era Vladimir Ilitch Lenin (1870 – 1924). Sua existência é considerada como uma das consequências geradas pela Revolução Russa ocorrida em 1917.
Moscou, capital da Rússia, era a sede do poder da URSS e o regime unipartidário centralizado era comandado pelo Partido Comunista, o qual era considerado de extrema-esquerda.
Com a derrubada do governo provisório, Lenin e seu partido tomaram o poder e criaram a República Socialista Federativa Soviética Russa e, logo em seguida, deu-se o início da Guerra Civil Russa (1918 – 1921), onde cada grupo ou partido político almejava implantar o seu próprio sistema de governo. Os principais envolvidos de cada movimento eram: o Exército Vermelho (bolchevique), os anarquistas (Exército Insurgente Makhnovista) e os nacionalistas (Exército Verde).
Quem se sobressaiu e ganhou a guerra foi o Exército Vermelho que, além do mais, auxiliou os comunistas a pegarem o poder dos territórios que haviam sido ocupados pelo antigo Império Russo.
Outro importante feito realizado pelos bolcheviques foi a unificação de diversas repúblicas sob liderança da Rússia, inclusive a Ucrânia e a Bielorússia. No total, a União Soviética era composta por 15 repúblicas socialistas.
Curiosamente, a URSS era também conhecida pelo seu acrônimo CCCP como forma de latinizar o termo russo, ou seja, para facilitar a compreensão, escrita e verbalização principalmente no mundo ocidental.
Geograficamente, a União Soviética ocupava boa parte do Hemisfério Norte, cujo território era quase três vezes maior do que os Estados Unidos e que assim representava um sexto da superfície terrestre do planeta.
A segurança do Estado era exercida pela KGB, uma das mais importantes agências policiais do mundo e uma das mais temidas, devido a sua forte atuação repressora.
Por outro lado, a força armada da União Soviética era considerada uma das maiores potências mundiais, uma vez que se destacou pela excelente produção de equipamentos militares que até hoje são utilizados em diversos países. Além de fuzis e caças, vale ressaltar a significativa fabricação de bombas atômicas, a qual muitos especulam que a Rússia mantenha um estoque guardado.
Já na Economia, coube à URSS a iniciativa de ser a primeira Federação a adotar uma economia planificada, a qual consiste na centralização pelo Governo da produção e distribuição de bens. Com o advento da guerra, a União Soviética passou de uma economia operária para uma rápida economia industrial.
O Socialismo foi implantado em 1917 com o surgimento da URSS. Por volta da segunda metade do século XX, os países do Leste Europeu, a China, Cuba e alguns outros da Ásia e da África aderiram a esse modelo político.
Diferentemente do capitalismo (que tinha como seu maior expoente os Estados Unidos), o socialismo era caracterizado pela divisão igualitária da riqueza entre toda a população. Além do mais, a sociedade não era dividida em classes, ou seja, ausentava-se a relação de empregados e patrões, tendo em vista que o trabalho deveria ser realizado em conjunto para o benefício de todos.
Outro ponto que é peculiar do sistema comunista é o modelo de economia planificada e controlada pelo Estado, o qual é responsável por todos os segmentos da economia, assim como a regulação da produção de produtos, controle de seus preços e até o valor dos salários.
Em outras palavras, a concorrência, que é peculiar ao Capitalismo, praticamente não existe no Socialismo. Quanto à educação e à saúde, ambas são totalmente públicas, enquanto no Capitalismo há a presença de dois modelos de entidades, a saber: a pública e a privada.
No Socialismo, não existe a ideia de lucro, pois os impostos devidamente arrecadados são direcionados ao Estado e quando se obtém um valor excedente, esta parte é dividida entre todas as pessoas conhecidas como proletariados. Se no Capitalismo a divisão de classes acaba gerando as desigualdades sociais e a miséria, no Socialismo não há possibilidade de que tal problema ocorra, uma vez que as pessoas vivem de forma igualitária.
Sobre as correntes de pensamento filosófico, surgiram vários movimentos socialistas na URSS que influenciaram na revolução, embora os que se destacaram tenham sido os dos filósofos alemães Karl Marx (1818 – 1883) e Friedrich Engels (1820 – 1895). Todavia, outras correntes filosóficas também se desenvolveram na União Soviética, como é o caso do Socialismo Científico e o Anarquismo.
A Alemanha nazista detinha grande poder durante este período, enquanto a URSS não tinha estabelecido boas alianças com países considerados antinazistas, como é o caso dos franceses e dos britânicos.
Desta forma, a saída encontrada em 1939 foi a de buscar apaziguamento com os nazistas através de um acordo chamado Pacto Molotov-Ribbentrop que era um tratado de não-agressão germano-soviético.
De acordo com este tratado, haveria cinco anos de paz entre a União Soviética e a Alemanha. Além do mais, ambos invadiram os territórios da Polônia, Finlândia e dos Países Bálticos dividindo os espaços conquistados.
Entretanto, a Alemanha resolveu invadir de forma inesperada, em junho de 1941, o território soviético (Operação Barbarossa) quebrando o acordo.
A Guerra Fria foi um conflito que ocorreu após a Segunda Guerra Mundial e as disputas foram realizadas de forma indireta. Para alguns especialistas, se a batalha tivesse ocorrido de forma direta à vida humana, teria sido exterminada devido ao forte armamento nuclear existente.
Foi um conflito ideológico que dividiu o mundo: de um lado os capitalistas liderados pelos Estados Unidos e do outro os comunistas, que tinham como líder a União Soviética. Como o embate entre ambas as potências envolvia a ordem política, econômica, militar, tecnológica e social, ficou conhecido como Guerra Fria, já que a vitória era inviável, caso houvesse um confronto nuclear.
Simbolicamente, a Guerra Fria teve o seu fim com a Queda do Muro de Berlim, que permitiu assim a reunificação da Alemanha no início da década de 1990. Vários acordos surgiram nesse período entre os Estados Unidos e a Rússia para a realização do processo de desarmamento militar.
O significado de URSS está na categoria Significados