Urgente é um adjetivo de dois gêneros que se refere a algo que não pode ser adiado e que precisa ser realizado imediatamente sem demoras, pois que é fundamental e imprescindível.
São seus sinônimos: iminente, emergente, imperioso, imperativo, impreterível, imprescindível, improrrogável, instantâneo e necessário. Já os seus antônimos são: protelável, demorado, adiável, dispensável, inútil, evitável, procrastinável, secundário e facultativo.
“Brasil Urgente” é o nome de um programa de TV exibido pela Bandeirantes. É um jornalístico policial que já teve vários apresentadores, sendo que o atual é o mais notável: Jose Luiz Datena. O programa é uma das maiores audiências do canal.
“Casseta & Planeta, Urgente!” É outro programa de televisão, mas de caráter humorístico no formato Sitcom, que foi exibido pela Rede Globo entre os anos de 1992 e 2010. Ele nasceu sob a influência de “Doris para maiores” (1991) e Fantástico. Em 2006, faleceu um de seus principais comediantes, o Bussunda (Cláudio Besserman Viana), vítima de um ataque cardíaco.
“Vida Urgente” é o nome de um programa de valorização da vida que foi produzido pela Fundação Thiago de Moraes Gonzaga, que apareceu no ano de 1996 com o casal Régis e Diza Gonzaga, pais de Thiago, que morreu aos 18 anos em Porto Alegre em um acidente de carro.
As palavras “urgente” e “emergente” são utilizadas de forma distinta na área da saúde para se referir ao tipo de atendimento com caráter prioritário ao paciente. Quando é caracterizado como emergente é porque o mesmo deve ser realizado imediatamente, pois o indivíduo corre risco de morte.
Desta forma, quando se diz que o caso de um paciente é emergente é porque o mesmo precisa ser atendido primeiramente, ou seja, à frente de um atendimento urgente.
O significado de Urgente está na categoria Significados