Urbanização é o processo de modernização das características de um lugar, através do qual ele deixa de ser rural para se tornar urbano. Tal processo é comumente associado ao desenvolvimento da civilização e da tecnologia.
Os significados de urbanização se referem ao fenômeno do crescimento das cidades, tanto em relação ao espaço territorial por elas ocupado quanto à questão populacional.
A primeira rede urbana da história surgiu no atual Iraque, há mais de cinco mil anos e seu funcionamento é conhecido.
A definição de cidade e seus significados variam de país a país. O Brasil utiliza o critério político-administrativo, segundo o qual, para que um lugar seja considerado cidade, basta que ele seja sede de um município, independentemente do tamanho de sua população.
Outros países utilizam o critério demográfico, para o qual os significados de cidade estão diretamente ligados ao número de habitantes de uma determinada zona. Cada país pode estabelecer o número mínimo de habitantes que um lugar precisa ter para ser considerado cidade.
Embora, conformo exposto anteriormente, as primeiras cidades tenham surgido há mais de cinco mil anos, só é possível falar em processo de urbanização mundial a partir do século XVIII, d.C.
Os significados do processo de urbanização se referem ao crescimento da população vivendo em ambientes urbanos, ou seja, em cidades.
O processo de urbanização no mundo e seus significados teve dois momentos históricos que podem ser considerados seus impulsionadores fundamentais. O primeiro foi a Revolução Industrial, em fins do século XVIII. O segundo foi a conjuntura do pós 2ª Guerra Mundial. Em ambos, ocorreram grandes fluxos migratórios do meio rural rumo às cidades.
Embora se fale em urbanização mundial, o processo não ocorreu simultaneamente em todas as regiões do planeta. Até hoje, existem grandes disparidades. Na Bélgica, por exemplo, 97% da população reside no meio urbano, enquanto em Ruanda, na África, essa porcentagem cai para 17%.
Apesar dessas oscilações, quando os casos são analisados separadamente, a realidade é que, em termos absolutos, a maior parcela da população mundial já vive em cidades. Segundo o relatório “Perspectivas da Urbanização Mundial” da ONU, edição de 2014, 54% da população mundial vive no meio urbano e essa proporção será de 66% em 2050.
Uma das características dos países onde o processo de industrialização e urbanização ocorreu tardiamente, como no caso brasileiro, é a falta de planejamento urbano e os problemas dela decorrentes. Já os países onde a industrialização e urbanização são mais antigas, na maioria dos casos, contam com melhores condições de infraestrutura urbana.
O início do processo de urbanização no Brasil data do começo do século XX, concomitantemente ao desenvolvimento do processo de industrialização. A implantação de indústrias nos centros urbanos (a partir de 1930) teve como um de seus efeitos o êxodo rural. Um número crescente de indivíduos deixava as zonas rurais rumo às cidades, em busca de empregos na indústria.
Embora urbanização e industrialização sejam processos diretamente ligados, também contribuíram para a intensificação do fluxo migratório proveniente das zonas rurais em direção às cidades no Brasil: a mecanização no campo (que diminuiu a demanda por mão de obra) e a concentração fundiária (sem terras próprias para cultivo, os camponeses acabavam deixando as zonas rurais rumo às cidades).
O fato é que o Brasil passou de um país de população predominantemente rural (em 1940, apenas 31% dos habitantes viviam em cidades), para uma nação onde taxa de urbanização é de 84% (de acordo com dados do IBGE, de 2010).
Entretanto, o processo de urbanização no Brasil não ocorreu de forma idêntica em todas as regiões, com variações dos fatores impulsionadores e no ritmo das transformações. Até os dias atuais, há uma diversidade na relação entre zonas rurais e urbanas, de acordo com cada região e estado do país.
O crescimento rápido e, na maioria dos casos, desestruturado das cidades, trouxe diversos problemas, incluindo a favelização, violência urbana, poluição e enchentes.
Um caso muito estudado é a urbanização do Rio de Janeiro, maior cidade brasileira ao longo do século XIX, cujo espaço urbano sempre foi marcado pelas desigualdades socioeconômicas convivendo lado a lado. A cidade se destacou na implantação de políticas públicas que visavam a urbanização de favelas.
Planejamento urbano tem seus significados relacionados à criação e desenvolvimento de estratégias que visam otimizar ou renovar certos aspectos (mobilidade, por exemplo) dentro de uma determinada área urbana ou de um novo espaço urbano em determinado lugar. O objetivo central do planejamento urbano é proporcionar aos habitantes daquele lugar a melhor qualidade de vida que se possa atingir.
Seja como disciplina acadêmica ou método de intervenção em ambientes urbanos, o planejamento urbano lida fundamentalmente com os processos de produção e estruturação das cidades.
Atualmente, muito se discute o impacto da urbanização em crescimento sobre o meio ambiente. Nesse contexto, surge o conceito de urbanização sustentável. A urbanização sustentável busca soluções inovadoras para gerir eficientemente o ambiente urbano, visando a melhoria da qualidade de vida de seus habitantes e, sobretudo, a preservação do meio ambiente.
O significado de Urbanização está na categoria Significados