Unilateral é um adjetivo de dois gêneros (tanto masculino quanto feminino). O termo se origina do termo em Latim lateralis, que significa “relativo ao lado”, de latus, que significa “lado”.
O significado de Unilateral é definido como algo que está situado de um só lado, podendo conceituar também como algo que se inclina para um só lado.
Por exemplo:
“Na reforma da sala, Mariana resolveu instalar uma iluminação unilateral para proporcionar intimidade.”
“A guarda unilateral de Pedro será decidida semana que vem – ainda não se sabe se ele irá permanecer com a mãe ou com o pai.”
Há a expressão “medida unilateral”, que designa uma situação ou mesmo um indivíduo que só leva em conta as razões e/ou os interesses de uma das partes.
Unilateral também pode ser o adjetivo usado para indicar uma pessoa que usa como base somente um lado, sendo uma pessoa que não é imparcial – é parecido com o conceito de “medida unilateral”.
Por exemplo:
“Os juízes não podem ter pontos de vida unilaterais. Eles precisam se basear e ouvir ambas as partes.”
Para a área do Direito, a palavra unilateral define um tipo de acordo ou contrato em que uma das partes possui obrigações e se compromete com elas em relação a outra parte.
Já em uma negociação, unilateral indica uma decisão que trará benefícios somente para uma das partes, principalmente quando não há a presença ou participação de outro indivíduo. Nesse caso, a negociação valorizará os interesses da parte presente, tomando a decisão que mais convier para esses interesses serem alcançados.
O significado de Unilateral está na categoria Significados