Significado de Unicórnio


O que é Unicórnio



Unicórnio é um substantivo masculino. O termo se origina da junção de duas palavras do Latim: unus, que significa “único” e cornu, que quer dizer “chifre, aspa”.

O significado de Unicórnio descreve uma criatura da mitologia que tem a forma de um cavalo, costuma ser branco e dispõe de um grande chifre em espiral no meio de sua cabeça.

Embora tenha representado variadas coisas ao longo da história, o unicórnio ficou mais conhecido por ser considerado um símbolo de castidade, pureza e força.

Vários mitos envolvem esta criatura fantástica, até mesmo muito antes de Cristo em locais como a Índia e China. Porém, somente na Grécia Antiga é que ocorreram registros precisos sobre os unicórnios – encontrados no bestiário grego Physiologus, que era uma coleção de mitos sobre animais e plantas.

Neste bestiário, o unicórnio era caracterizado como um ser puro, forte e extremamente dócil. De acordo com as histórias descritas nesta coleção, somente as mulheres virgens eram capazes de se aproximar destes animais.

Com essa ideia, muito provavelmente foi criado esta relação entre o unicórnio e a castidade. Assim, durante a Idade Média, a imagem de pureza do unicórnio se difundiu para a religião cristã – o unicórnio, para a cultura medieval, estava relacionado com a Virgem Maria, que foi fecundada pelo Espírito Santo.

Mesmo sendo somente um ser imaginário – unicórnios nunca existiram de verdade –, diz-se que um antílope pré-histórico, em torno de 1 milhão de anos atrás, habitava o planeta e tinha como aspecto a existência de dois chifres no centro da cabeça que, por estarem tão próximos, pareciam somente um.

Para a mitologia, os unicórnios possuem poderes mágicos e também milagrosos – em especial o chifre (é visto a parte mais importante do corpo deste animal) e o sangue.

Mesmo na vida moderna, o unicórnio ainda costuma fascinar diversas pessoas, principalmente na literatura contemporânea. Um exemplo é na série “Harry Potter” da autora J. K. Rowling: na obra, o unicórnio também é descrito como um ser puro e aparece em um capítulo descrevendo que o vilão, Voldemort, mata esta criatura e bebendo o seu sangue para manter-se vivo. Entretanto, matar um ser tão puro acaba dando ao vilão somente uma semivida, uma vida amaldiçoada.

Ainda na obra “Harry Potter”, a cor do unicórnio muda conforme sua fase: quando bebê, sua cor é dourada, na adolescência é prateada e quando adulto é branca.

Na heráldica (ciência e arte de descrever os brasões de armas e escudos), o unicórnio aparece no brasão de armas de três países: Canadá, Escócia e Reino Unido.

Para a área da Astronomia, o unicórnio é o nome da constelação conhecida como Monoceros, que está localizada no equador celeste.

Em 2008, um cervídeo com apenas um chifre nasceu na Itália. O animal foi apelidado de “Unicórnio” pela semelhança – que, de acordo com os cientistas, ocorreu por um defeito genético. Este cervídeo é uma corça que normalmente tem dois chifres.

O significado de Unicórnio está na categoria Significados

O que você achou deste artigo ?

Unicórnio |