Ungido é um adjetivo e substantivo masculino, bem como a flexão do verbo ungir (particípio). O termo se deriva, portanto, de ungir, que vem de unção, que por sua vez tem origem no Latim unctio, que significa “ato de untar”, de unguere, que quer dizer “esfregar”.
O significado de Ungido é o adjetivo que qualifica alguém que se ungiu, isto é, aquele untado com óleos consagrados, é o indivíduo que recebeu a extrema-unção, que se submeteu à cerimônia de sagração, que foi purificado ou ainda para conferir poder ou dignidade.
Ungido é o que foi fomentado ou umedecido com unguento – unguento é uma substância que tem como base o óleo consagrado.
A unção, processo que faz com que uma pessoa se torne ungida, é realizada através da aplicação de um óleo em uma parte do corpo, tal como a cabeça, por exemplo. O indivíduo se tornará um ungido por meio de um ritual, que, conforme a crença, será uma benção, influência ou poder espiritual que o protegerá, abençoará, perdoará pelos pecados ou o curará de alguma enfermidade física.
Na Bíblia Sagrada, pode-se encontrar várias passagens que abordam o ritual da unção. Jesus, inclusive, foi ungido – pode ser lido, no evangelho de João, onde Maria aparece ungindo os pés de Jesus com um óleo de nardo puro e, após, enxuga-os com seus próprios cabelos.
Entretanto, em outras passagens da Bíblia, como em Marcos e Mateus, Jesus é ungido na cabeça. Já em Lucas e João, Jesus é ungido nos pés. Há diferenças, portanto, entre as narrativas.
Na Bíblia, aquela pessoa que era ungida significava que recebia autoridade, isto é, que ela era escolhida por Deus. Um exemplo está no caso dos reis.
Nas escrituras sagradas, ainda destaca-se a unção dos enfermos. De acordo com o Apóstolo Tiago, aquele enfermo que fosse ungido em nome de Deus poderia ser salvo de sua doença, assim como seria perdoado caso tivesse algum pecado.
Para o Cristianismo, ungido é o termo indicado para aquela pessoa que recebe um poder vindo do Espírito Santo, por meio da unção. Esta ação mostrava que o ungido teria a capacidade de exercer uma função sagrada, tanto dentro como fora da Igreja. Para os cristãos, portanto, o óleo usado na unção representa diretamente uma habilidade espiritual dada por Deus para aquele propósito.
No caso, o ungido terá essa graça e com ela permanecerá – o que significa que o Espírito Santo passa a operar através desta pessoa ungida.
O significado de Ungido está na categoria Significados